Perfil Fotógrafos | Rui Mendes

Perfil Biográfico Fotógrafos | Rui Mendes
Por Bernardo Nubile de Souza | 3FN1-FTD 2022-2
3302 Caracteres

Rui Mendes nasceu na cidade de Assis, no ano de 1962. Sua carreira profissional na fotografia, se iniciou nos anos de 1978 e 1979, quando cursou fotografia em Fort Vancouver Junior College, em Vancouver, WA, Estados Unidos. Já em 1980, Rui ingressou na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo para cursar jornalismo, onde criou um grupo anarquista chamado “os picaretas”, e onde conheceu Paulo Ricardo (futuro vocalista da banda RPM) e Kiko Zambianchi. De 1984 a 1986, atuou como articulista no caderno de informática na seção “Fotografe sem Mistério” da Folha de São Paulo. E foi justamente neste período em que ele começou a fotografar capas de discos de bandas de rock dos anos 80.

Além de fotografar diversas bandas e artistas, Rui também dirigiu diversos videoclipes de artistas como, Chico Science e Nação Zumbi, Syang, Charlie Brown Jr., Racionais MC’s, Rodox, Arnaldo Baptista, Sonic Junior, PR.5, Léo Jaime, Daniel Belleza e Mundo Livre S.A., o qual foi indicado a melhor clip do ano no MTV Awards de 1998. Já em 1995, começou a trabalhar no ramo de filmes publicitários, como diretor de fotografia, na Chroma Filmes, ao lado de Carlos Mendes, tendo importantes clientes como o Banco do Brasil, BCP e Fiat.

Os últimos trabalhos na área da publicidade foram anúncios feitos para grupos como VR, GVT, Natura, Mash e Rede TV e uma campanha mundial para a Emirates para a linha Dubai/Brasil. Em 2007 teve alguns trabalhos na área do teatro, mas hoje seu foco é na fotografia de retratos para o mercado editorial para revistas como, Vogue, Casa Vogue, Vogue RG, Trip, Natura, Mitsubish, Gol, V, Época, Negócios, Galileu e TPM.

Porém Rui não se limitou apenas a fotografar bandas de rock, seu trabalho com o samba lhe trouxe bons frutos. Entre 1999 e 2004, durante um trabalho sobre o Carnaval, principalmente o de rua, onde encontrou bons cliques de preciosas manifestações no centro do Rio de Janeiro. Também teve o prazer de fotografar celebridades como Jose Serra, Paulo Autran e Oscar Nyemeier.

Rui também teve importantes trabalhos fora do Brasil, chegou a fotografar para BB King, James Brown, e Franz Ferdinand.
Para consolidar e eternizar seus trabalhos, em 2009 lançou um livro intitulado como “música” onde apresenta seus principais trabalhos na fotografia, além de textos que contam suas lembranças e experiências sobre os trabalhos feitos.

Rui Mendes é uma lenda da fotografia brasileira, deixou, e ainda deixa, uma marca estampada no mercado fotográfico, um grande conhecedor e utilizador das técnicas, trazendo sempre um novo olhar pra fotografia e explorando ao máximo sua criatividade de forma que poucos fazem hoje em dia. Interferiu não só no ramo fotográfico mas também influenciou diretamente o mercado musical que sem sombra de dúvidas não teria sido o mesmo sem seus cliques para artistas como, RPM, Lulu Santos, Camisa de Vênus, Legião Urbana, Barão Vermelho, Ira!, Titãs, Capital Inicial, Kiko Zambianchi, Elza Soares, Inocentes, Ultraje a Rigor, Ratos de Porão, Sepultura, Skank, Raul Seixas, Renato Russo, Liniker, Emicida, Pitty, Mc Livinho, Projota e muitos outros.