Perfil Fotógrafos | Felipe Garcia

Perfil Biográfico Fotógrafos | Felipe Garcia
Por Hugo Silva de Sousa | 3FM2-4FM1 FTI 2023-1
5505 caracteres

Felipe Garcia é um fotógrafo de surfe, nascido no dia 10 de março de 1989 na cidade de Santo André – SP. Aos 22 anos teve seu primeiro contato com a fotografia através de sua ex-mulher, seu interesse foi despertado enquanto a ajudava nos seus primeiros trabalhos como fotógrafa. Três anos depois, surgiu a oportunidade de fazer o seu primeiro trabalho remunerado, fotografando um aniversário. Felipe então foi em busca de um conhecimento básico de fotografia através de cursos on-line, também participou de um workshop on-line do programa de edições de imagem Lightroom, sobre fotografia minimalista, ministrado pelo fotógrafo Tom Leal.

Antes de se mudar para o Guarujá e começar a fazer fotos de surfe, ele trabalhou com todos os tipos de eventos e ensaios: aniversários, famílias, casais, gestantes, casamentos, ensaios sensuais e de pets. Em 2015, ele se mudou para o Guarujá e começou a trabalhar fazendo fotos de surfe. Felipe já surfava quando decidiu integrar as duas coisas em sua vida, inclusive, esse foi o principal motivo para se tornar um fotógrafo de surfe, estar cada vez mais perto deste esporte e poder viver esse lifestyle, além de um sonho que ele tinha desde o começo, ter sua primeira foto surfando.

Para registrar suas fotos, seu primeiro equipamento foi uma Nikon Coolpix L810, logo em seguida, influenciado pelo surfe, ele adquiriu a sua primeira GoPro. Em seguida, veio a Canon modelo t3i com a lente do kit, depois ele adquiriu uma lente 50mm. O próximo modelo foi uma Canon 70d. Depois disso a maior parte dos seus Jobs foram com GoPro, sua segunda GoPro foi o modelo 3 HERO BLACK, depois ele passou para a 5 HERO BLACK, em seguida: 7, 8 e 10. Atualmente ele está com a Canon t3i e a GoPro 10 HERO BLACK, onde está o foco dele no momento para fazer as imagens aquáticas. Suas marcas de preferência são: Canon, pois a marca possui ótimas câmeras, manutenção com preços acessíveis, e facilidade em encontrar acessórios da marca.

As câmeras da Canon são de fácil manuseio, e suas funções são autoexplicativas. E, GoPro, câmera de ação incrível, super versátil. Suas lentes de preferência são: a lente fixa 50mm 1.8 e a lente Canon Grande Angular 10-17mm. Tripé, um simples com cabeça hidráulica, essencial para fazer vídeo e manter uma estabilidade na imagem.

Quando perguntado sobre suas referências no ramo da fotografia, ele cita vários. Entre eles estão: o fotografo brasileiro e campeão mundial de bodyboard Paulo Barcellos, Fabio Minduim (trabalha com fotografia Fine Art, reconhecido por vender seus quadros e suas fotografias incríveis de paisagem), o carioca Luiz Blanco (trabalha com paisagens também), o fotografo capixaba Davi Duda (especialista em fotos de ondas), o fotógrafo taitiano Ben Thouard, a fotografa paulista Suelen Nobrega (trabalha no litoral a muitos anos, seu foco é em ensaios de família, ensaios femininos, sempre voltado para paisagens de praia, mar e fotografia aquática também).

E por último alguém que não é fotógrafo profissional, mas faz imagens de GoPro enquanto surfa, Eric Poseidon. Quando perguntado ao fotografo qual conselho ele daria aos futuros profissionais da fotografia e audiovisual, ele cita: “menos é mais, não é o equipamento que faz a diferença no trabalho de um profissional, o que manda sempre na fotografia é a criatividade e o que você consegue extrair do equipamento que você dispõe no momento.

O equipamento sempre será uma ferramenta que irá te levar ao resultado mais rápido, quanto melhor seu equipamento, mais fácil você vai chegar no resultado que você quer, mas o que manda sempre é a criatividade e o quanto você está conectado com a ideia de fazer uma boa foto”. Sobre um âmbito geral ele cita: “ter um tempo ocioso, para quem trabalha com a criatividade também é essencial. Estar por dentro do que está sendo atualizado nas mídias sociais e o que as pessoas estão consumindo no momento”. Em uma das suas histórias de trabalho, Felipe revela sobre um dia de surfe e filmagens na praia de Maresias, litoral norte de São Paulo. Felipe estava dentro d’água filmando com sua GoPro, enquanto ele filmava os surfistas descendo as ondas, um deles acabou entrando na onda do colega, gerando uma briga desnecessária. Na sequência ele registrou um surfista pegando um tubo na sua frente.

Após ele ter percebido o que, em um take, ele tinha registrado… Felipe subiu em seu Instagram esse vídeo. Onde ele, com suas palavras, passava uma mensagem de tolerância, e não violência para seus seguidores e toda comunidade interessada no surfe. Ao tomar ciência do vídeo, o rapaz que “invadiu a onda” e causou também a briga, entrou em contato com o fotógrafo, pedindo para que retirasse o vídeo da rede social, pois o vídeo, segundo ele, estava denegrindo sua imagem. Depois de uma longa conversa, o surfista em questão, por meio do fotógrafo, tomou consciência dos aspectos legais, e por fim, foi proposto pelo fotógrafo que o surfista pagasse uma quantia “x” para que ele retirasse o vídeo do ar, e assim foi feito.

Suas pretensões na carreira são, se aprofundar na fotografia de surfe e conhecer outros lugares paradisíacos. Conhecer outros profissionais e poder trabalhar com eles. E claro, estar em momentos únicos, registrando ondas perfeitas. Está é a vida e história de Felipe Garcia, um fotógrafo de surfe.

Website:
https://www.fabriciogarciafotografia.com.br

Instagram:
https://www.instagram.com/felipegarcia.89