Perfil Fotógrafos | Felipe Luiz

Perfil Biográfico Fotógrafos | Felipe Luiz
Por Júlia Matsuda | 3FM1 FTI 2023-2
3058 caracteres

Felipe Luiz, ou @olhosdefelipe, tem 30 anos e é um fotógrafo radicado na cidade de São Paulo com mais de 10 anos de experiência no ramo. Nascido em São Bernardo do Campo, São Paulo, é  formado em Design Gráfico, sempre demonstrou interesse em fotografia desde criança e depois do primeiro click não parou mais. A seguir uma entrevista com Felipe Luiz, onde o fotografo conta  um pouco sobre o início de sua carreira, sua profissão, seus equipamentos e dá alguns conselhos para que está começando na área da fotografia.

Julia Matsuda: Como e quando começou o seu interesse por fotografia?

Felipe Luiz: Bom, desde pequeno tive interesse em fotografia. Quando criança tive a oportunidade de comprar uma câmera e chamava meus amigos, à noite, para tirar fotos deles, era uma camerazinha cybershot e fazíamos várias fotos com ela, e era sempre de noite pois era o tempo que me sobrava. E eu também sempre tive interesse em saber como as coisas funcionam e foto me chamava muito atenção, quando eu assistia filmes sempre quis saber como se fazia aquilo. E depois comecei a estudar mais sobre o assunto e descobrir como se fazia, como funcionava.

(JM): Qual o seu kit/equipamento de trabalho?

(FL): Não um kit muito extravagante mas ele é composto por uma câmera Nikon d7000, uma lente 35mm, porque se assemelha muito aos filmes, uma lâmpada rgb pequena e um bastão de iluminação grande mas sempre prefiro trabalhar com a iluminação “natural” de noite, como as luzes de prédios, semáforos, luzes de metrô, placas neon, etc.

(JM): Qual a sua área de atuação na fotografia?

(FL): Trabalho mais na área da fotografia de retratos, em qualquer horário do dia mas preferencialmente à noite.

(JM): Quais os desafios acredita ter o profissional de fotografia na atualidade?

(FL): Acho que o maior desafio hoje em dia, por ter tido um grande aumento de fotógrafos por aí, é se encontrar em uma área que você goste, se encaixe e se destaque. E também as redes sociais por conta da concorrência em achar clientes/seguidores e ganhar a confiança deles.

(JM): Qual o seu conselho para quem quer começar nessa carreira?

(FL): Meu conselho para quem quer começar é: estude coisas além da fotografia mas que complementam, eu por exemplo sou fotógrafo mas também designer e tento sempre alinhar as duas profissões. Sempre tentar achar o seu estilo próprio, mesmo tendo referências e artistas favoritos, não ter medo de ser diferente daqueles que você gosta e admira o trabalho.

(JM): Qual a sua opinião sobre quem gostaria de seguir na área artística no Brasil?

(FL): É uma área muito difícil aqui por diversos fatores, acho que o principal é a dificuldade de acesso aos equipamentos que possam aumentar a qualidade do trabalho do artista, mesmo sabendo que não é o equipamento que faz o artista, temos que quebrar essa barreira e começar a pensar em outras maneiras com os recursos disponíveis, estudar técnicas e estilos que ajudem nesse processo.

Instagram:
https://www.instagram.com/olhosdefelipe/