Perfil Biográfico Fotógrafos | Helton Santos
Por Ana Carolina dos Santos | 3FM1 FTI 2023-2
3068 caracteres
O Fotografo Helton Santos nasceu no dia 23 de agosto do ano de 1995, na cidade de Santos em São Paulo, Brasil. Cidade em que serve comida inspiração de fotografia e composição de cenas pela sua beleza natural. Criado na cidade de Guarujá, em que proporciona trabalhar a criatividade e olhares diferentes para o conteúdo urbano e da natureza.
O seu interesse por filmagem começou quando seu amigo fotógrafo iniciou sua jornada e fez com que acompanhasse seu trabalho de perto e auxiliasse nas filmagens e fotografias dos eventos. A princípio era um hobby, pois a meta principal era trabalhar na área da Engenharia Mecânica. Iniciou sua faculdade na área que queria trabalhar e paralelamente estudava e fazia freelancers em eventos para cultivar seu hobby.
Em 2021, fez uma viagem ao Rio de Janeiro, no qual registrou seus momentos via celular e fazia toda a edição por ele também e enxergou um novo nicho dentro da fotografia e começou a estudar este modelo de fotografias cinematográficas feitos pelo celular.
Em 2022, largou seu trabalho de TI e decidiu investir no audiovisual como seu trabalho principal e criou projetos independentes para algumas marcas regionais do Rio de Janeiro, Campo Grande e Baixada Santista e todos de produção mobile com iPhone 11 e dois bastões de LED.
Em 2023 foi convidado para produzir comerciais para Prefeitura de Guarujá, no qual permanece em projetos junto com a instituição e realizando trabalhos com Sony a6400, a7III, gimbal, lente 24-105 f4.0, uma objetiva fixa de 50mm f1.8.
Na TV ISTV em Guarujá Helton teve a oportunidade de implantar uma nova linguagem na realidade do Fotojornalismo, segundo ele, essa nova linguagem começou com a inspiração por um amigo próximo, até por manusear câmeras de foto e vídeo, e começou a introduzir essa nova linguagem estabelecendo 4 pilares para o fotojornalista executar esse trabalho, são eles: saber fotografar, saber filmar, saber editar e deve saber escrever.
O que me chamava bastante atenção além do investimento, era a forma que ele conduzia o ensaio, o casamento, ele fazia fluir muito bem, fazia as pessoas ao redor se divertir e se soltarem, criava realmente um relacionamento com o cliente, uma amizade. Ele tem um bom Marketing. Trabalha bem com diversas plataformas e explorado seu profissionalismo e rapidez pra responder rapidamente aos clientes e conseguir novos trabalhos.
Atualmente seu trabalho se consiste na baixada santista e em toda grande São Paulo, e os números de trabalhos já realizados impressionam. E sinceramente, ele não queria ser fotógrafo profissional, só queria brincar de fotografar. Mas minhas fotos começavam a chamar a atenção das pessoas e assim eu conseguia fazer trabalhos e vendê-las, mesmo sem ser fotógrafo profissional, o que importava era a oportunidade de fotografar.
E uma frase que Helton diz muito e tem pra ele é: “Você pode treinar para usar uma câmera, mas você deve ter um bom senso de arte visual para se tornar um bom fotógrafo.”
Instagram:
https://instagram.com/heltonfilm