Perfil Fotógrafos | Marcella Lima

Perfil Biográfico Fotógrafos | Marcella Lima
Por Júlia Nascimento Umbuzeiro | 3FM1FTI 2023-2
3437 caracteres

Como solicitado na matéria “Fotografia” dentro da universidade ESAMC como avaliação do segundo semestre para os cursos de comunicação matriculados na disciplina, foi entrevistada a fotógrafa profissional “Marcella Lima” que conta algumas particularidade de sua vida profissional e de sua trajetória no mundo da arte fotográfica.

A entrevista, como já dito revela a jornada da entrevistada no mundo da fotografia, iniciando com sua afinidade precoce com câmeras e seu primeiro contato em 2005 com uma cybershot. Demonstrando facilidade desde o início, ela explorou temas como abstratos, paisagens e autorretratos. Em 2011, após um curso de fotografia, recebeu de presente uma Canon T2i, marco que impulsionou seu comprometimento com estudo e persistência.

O kit de equipamento da entrevistada inclui câmeras Canon R10 e 80D, além de uma variedade de lentes (Lentes Canon: 50mm 1.4 / 24mm 2.8 / 10-18mm 4.5-5.6 / 18- 55mm 4.5-5.6 / 70-300mm 4.5-5.6 / 18-135mm 4.5-5.6) e equipamentos de iluminação (luz continua e flash) , destacando-se por um estúdio de fotografia com fundos infinitos preto e branco.

A trajetória no mundo profissional da artista revela a construção gradual de uma clientela ao longo dos anos, onde se destaca a experiência adquirida em uma agência de marketing, onde contribuiu para campanhas publicitárias. A importância de entender onde se encaixa no ramo e a influência de pessoas talentosas no seu desenvolvimento são ressaltadas. Marcela enfatizou fortemente a necessidade de estudo, ouvir os mais experientes e dedicar-se ao trabalho para conquistar espaço em qualquer área profissional.

Quanto aos desafios do profissional da fotografia, destacou a era do celular como ponto principal da geração presente, que proporciona imagens de qualidade e afeta a precificação profissional, levando muitos a subestimar a complexidade por trás da fotografia por pessoas capacitadas. A fotografa proporcionou a conversa conselhos valiosos, como a valorização do próprio trabalho, a persistência na escolha de um segmento e a resistência à redução de valor quando solicitado desconto. Ela ressaltou a singularidade de cada olhar na fotografia, desencorajando comparações com outros profissionais.

O impacto positivo do celular é reconhecido como uma ferramenta de aprendizado inicial, mas a entrevistada incentiva a não se acomodar e a buscar evoluir sempre que possível, inclusive pedindo câmeras emprestadas ou alugando equipamentos especializados no caso de alguém que almeja a carreira em questão. Destacou também a importância de vídeos, reviews e pesquisa diária par sempre estar por dentro da atualização do mundo, aproveitando a vastidão da internet como recurso educacional. O investimento em cursos profissionais é incentivado como uma via para alcançar um patamar mais elevado na fotografia, sendo a aprendizagem teórica e prática, como em qualquer área, crucial devido à constante evolução tecnológica na área.

Podemos tirar da atual entrevista com a profissional do mundo fotográfico, o entendimento que, se você pretende seguir como carreira o ato da fotografia, você precisa ter bastante persistência, vontade, e curiosidade de sempre estar se renovando para que alcance novos lugares e patamares profissionais e pessoais.

Instagram:
https://instagram.com/marcellalimafotografia