Perfil Fotógrafos | Jefferson Soares

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Jefferson Soares
| Por Raul Estevan Santos de Almeida | 4FN1 FTI 2023-2
| 5209 caracteres

Nascido em 1997, Jefferson Soares (@GaleriaSantista) é referência para a fotografia do Santos Futebol Clube. Filho de pais nordestinos mas enraizado em Santos, foi criado entre canais e aprendeu a cultivar o amor por sua cidade.

Como todo bom santista, não demorou muito para se apaixonar pelo clube praiano, e com seis anos já via os novos Meninos da Vila vencerem grandes campeonatos. Para quem viveu, ou mesmo só ouviu falar, o início dos anos 2000 foi o grande divisor de águas para os torcedores santistas, e Jefferson foi um dos vários levados nessa onda.

Seu pai tentou. Era palmeirense, vestiu o filho com as roupas do time de verde e fez o possível para que seguisse o caminho que desejava.  “O lado ruim disso é que grande parte das minhas fotos com até 5 anos estou vestido de Palmeiras (risos)”, conta o santista. Mas o coração tem vontade própria, e a história do fotógrafo precisava ser feita de branco e preto.

A fotografia, entretanto, veio da mãe. Conta que, como ela gostava de registrar os momentos (mesmo que de forma amadora), Jefferson teve contato com câmeras analógicas, filmes e um mundo inteiro da oitava arte. Aos 16 anos, teve acesso ao seu primeiro celular com câmera fotográfica que permitiu botar em prática toda sua visão artística.

Registrava o dia a dia e as coisas do cotidiano, com um olhar perspicaz e sem se preocupar com todas as técnicas. À época, não pensava em se profissionalizar ou investir em estudos e novos equipamentos, por mais que sentisse muito prazer no hobby; editava as fotos e buscava criar uma identidade própria para cada uma.

Aos 19, teve acesso às primeiras aulas de fotografia na faculdade de Publicidade e Propaganda, que cursou por dois anos e meio. Conta que adorou estudar sobre história, conceitos, técnicas de composição e assuntos relacionados à área fotográfica, como até mesmo o manusear de uma câmera profissional. Em 2017, já com 20 anos, levou sua GoPro para a arquibancada. Ali começava uma brilhante jornada.

Seus primeiros registros foram na final entre Santos e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro Feminino. “A Vila estava linda e fiz alguns registros da chegada do ônibus e das arquibancadas”. Foi, porém, em 2018 que as primeiras fotos com uma lente intercambiável foram tiradas, com sua Sony Nex F3.

Curiosamente, também em um Santos e Corinthians, mas dessa vez pelo Campeonato Paulista Masculino, e no Pacaembu. A ideia de criar o Galeria Santista surgiu ainda no final daquele ano.

“A criação da página só aconteceu no mês de Setembro, quando decidi parabenizar a Torcida Jovem do Santos pelo seu aniversário com parte do conteúdo que havia criado ao longo do ano. Enxerguei como uma oportunidade de ganhar destaque o fato da torcida estar republicando no Twitter todos os posts a parabenizando com a hashtag de aniversário”.

Para Jefferson, o dia a dia fotografando nas arquibancadas é como um momento à parte da rotina. Sempre esteve presente nos jogos, então unir duas paixões foi o melhor que poderia acontecer.

“É algo que valorizo muito. As arquibancadas sempre foram meu escape do dia-a-dia. Sempre gostei muito de estar nesse ambiente, festejando pelo meu time do coração, com diversas outras pessoas que sentem o mesmo que eu. Quando decidi juntar 2 das coisas que mais amo, não tinha como dar errado”, conta o fotógrafo. “Estar registrando minha torcida fazendo a festa dentro e fora do alçapão é como estar nas nuvens”.

Pessoalmente, costuma levar a câmera e deixar fluir, deixando para registrar o que sente vontade. Acredita que a ausência de roteiro (ou como conta, “freestyle”) deixa as coisas mais interessantes. Além disso, a torcida o apoia muito, e serve de combustível. “Tem o fato de que hoje em dia os torcedores aceitam muito bem o trabalho e esperam ansiosos pelos resultados, isso é bem legal e motiva ainda mais a continuar fazendo”.

Seu trabalho é referência para a torcida santista, e é recebido com enorme carinho. “Diversas pessoas já me mandaram mensagens agradecendo pelas fotos, dizendo que elas as transportavam para a arquibancada, que matava um pouco da saudade delas do alçapão. Tudo isso é muito satisfatório”.

Em relação às inspirações, conta que sempre consumiu muito sobre fotografia e fotógrafos, dos que registram o cotidiano, paisagens, vida animal e até mesmo editorial. “Sou um apaixonado pela fotografia, independentemente da área.”

Gabriel Uchida, do FotoTorcida, foi a inspiração direta para seu trabalho. Por meio dele, surgiu a vontade de fotografar as diversas arquibancadas pelo mundo. “Hoje minhas inspirações vêm de diversas pessoas, inclusive das que falam que eu as inspirei (algo que nunca me acostumarei), gosto muito de ver as pessoas sendo felizes com a fotografia.

”Ao ser pedido um nome para sua referência atual, um profissional estrangeiro veio à mente. “Há um fotógrafo que gosto e acompanho bastante hoje em dia: Pancho Monti, da @bomboneiras. Ele faz um excelente trabalho registrando a torcida do Boca Juniors”.

Jefferson Soares aprende, dia após dia, a amar cada vez mais sua profissão. Do mesmo modo, continua entendendo aos poucos o que é ser santista e amar o clube que tanto lhe deu alegria. Hoje, sua vida é essa. E é um orgulho que nem todos podem ter.


Instagram
https://www.instagram.com/soarezjeff