Perfil Fotógrafos | Juergen Teller

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Juergen Teller
| Por Marina Maziero | 4FN1 FTI 2023-2
| 3265 caracteres

Nascido em janeiro de 1964 em Erlangen, Alemanha, Juergen Teller é um renomado fotógrafo que ganhou destaque nos anos 90 por desafiar as convenções estéticas da moda da época, o que resultou no desenvolvimento de  um  estilo ousado e único.

Seu interesse por fotografar se iniciou durante a adolescência, quando ganhou sua primeira câmera aos 15 anos; primeiramente fotografando seus amigos e situações do cotidiano, ele tinha o sentimento de querer explorar o mundo. Juergen passou dois anos na faculdade de fotografia Bayerische Staatslehranstalt, o que o fez aprender habilidades técnicas, a trabalhar com diversas câmeras e a fazer o uso da lente 35mm e, além disso, aprendeu a revelar filmes em preto e branco e imprimir em cores e em preto e branco.

Depois disso, foi para London em 1986 e começou a fotografar para artistas que gostava, sendo os primeiros Cocteau Twins, Björk e New Order. Sua referência visual veio da TV e de capas de álbum que via quando era jovem, sempre pensando que, caso a capa fosse boa, a música seria tão boa quanto.

Em seu trabalho, Juergen utiliza principalmente a câmera Contax G2, juntamente com uma lente 35mm e o uso do flash. No entanto, ele também aprecia e utiliza as câmeras Olympus ‘OM’ e a Leica M6, adotando uma abordagem mais espontânea e simplista e evitando configurações mais complexas abordagem característica de seu trabalho, com composições simples, iluminação natural e uma estética que explora a autenticidade e a imperfeição em suas fotografias de moda e retrato, mas, depois de um tempo

.

Sua colaboração com grandes nomes da moda contribuiu significativamente para sua reputação, sendo elas efeito de seu estilo ousado de fotografia, que acaba por causar uma influência significativa na apresentação visual destas marcas. Algumas das marcas que Juergen fotografou são: Calvin Klein, Marc Jacobs e Vivienne Westwood, fazendo trabalhos até para os próprios designers. Além disso, ele também fotografou para revistas de moda e cultura como Vogue, W Magazine, i-D e Purple.

Sua contribuição singular para a fotografia contemporânea acarretou, ao longo de sua carreira, no recebimento de vários prêmios e exposições em importantes instituições de arte. Alguns destes prêmios são: Citibank Photography Prize (atualmente conhecido como Deutsche Börse Photography Prize) – 2003, Hasselblad Foundation International Award in Photography – 2007, Orden Pour le Mérite for Sciences and Arts – 2018.

Para fotógrafos iniciantes, Juergen Teller sugere que primeiramente os mesmos decidam o porquê de quererem tirar fotos em primeiro lugar, a mensagem que desejam passar e, caso contrário, prefere que nem comecem a praticar fotografia.

Por conquistar um grande espaço na fotografia Internacional e já conseguir se adaptar ao trabalhar com seus clientes, Jurgen acabou por se entediar ao trabalhar no campo comercial e foi à procura de algo novo, sendo esse algo o desejo de ensinar e chegando a lecionar na Academia de Belas Artes de Nuremberg, sendo essa cidade a mesma que, anteriormente, chegou a dar uma palestra na Akademie der Bildenden Künste, quando fez sua exposição na Kunsthalle, localizada também na mesma cidade.

Instagram:
https://www.instagram.com/juergenteller_