Perfil Fotógrafos | Lucas Moura

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Lucas Moura
| Por Nadny Nogueira | 4FN1 FTI 2023-2
| 3666 caracteres

Lucas Moura, mais conhecido como Moura Mesmo, teve seu primeiro contato com a fotografia aos 14 anos, e morava no interior de São Paulo, em São Roque. Ainda sem nenhum recurso, mas uma amiga despertou esse desejo, ela o emprestou o celular que tinha para que ele pudesse fotografar. Começou fotografando amigos, cobrando apenas R$10,00 por 20 fotos e foi se desenvolvendo cada vez mais.

Após esse período, veio para Santos, onde recebeu uma proposta de seus avós, que compraram sua primeira câmera, uma Canon Sx520, esse foi o pontapé para que ele entrasse de fato na área da fotografia. Em 2018, iniciou seu primeiro projeto, de forma mais profissional, assim, conseguiu recursos para comprar sua segunda câmera, uma Canon T6. E se manteve com ela durante muito tempo.

No início, era focado em fotografias externas, mas após estudos sobre luz, sombra,  composição e constante busca por desenvolvimento na área, optou por fotografar em estúdio. Hoje, possui uma lista de equipamentos como: Flashes, difusores, modificadores, equipamentos de sombra e tem como foco continuar seu trabalho em estúdio.

Teve como primeiro posicionamento, entender como funcionava crescer na internet, na fotografia e se tornar referência. Buscava estratégias para aplicar em seu nicho. Então, decidiu começar abordando pessoas na rua, esse conteúdo, gerou muito engajamento nas redes sociais, ganhando muito seguidores, seus vídeos contavam com 10 milhões, 8 milhões de visualizações no Tik Tok.

Hoje possui uma rede de aproximadamente 800 mil seguidores no Tik Tok e 189 mil seguidores no instagram. Esse período de crescimento foi extremamente importante para que ele pudesse se encontrar e entender o que de fato gostava de fazer na fotografia. Decidiu então, abordar pessoas negras, para contar a história delas, retratá-las de forma diferenciada, que chamasse atenção de outras pessoas, para ser visto como referência no mercado.

Assim que conquistou esse espaço, entendeu o que de fato queria fazer, focando na parte fashion da fotografia, se dedicando bastante nessa área, pois sempre esteve ligado na moda e deseja se desenvolver cada vez mais nesse nicho. Para ele, um dos maiores desafios na vida de um fotógrafo é ser respeitado, principalmente, ter o seu valor respeitado, pois ele entende, que nesse meio, as pessoas tendem a não reconhecer o valor do trabalho e como você se posiciona.

Conseguiu consolidar seu valor, através de uma construção de posicionamento, junto a criação de conteúdo para internet, referências, mostrando que possui qualidade em suas entregas e pode suprir a expectativa do seu público, o que se tornou um diferencial.

Acredita que para se destacar nesse meio, é necessário ter um diferencial e não se importar com a rivalidade entre os profissionais. Para ele, o importante é você se espelhar no seu propósito e nos seus objetivos, assim conseguirá chegar onde almeja.

Em seu ponto de vista, o primeiro passo para iniciar na carreira de fotografia é estudar, pois o estudo é a base de tudo. É necessário entender como funciona a fotografia e como monetizar isso. Utilizar as redes sociais é um passo para quem não tem recursos para investir em cursos e praticar, a fim de que possa se desenvolver.

Além disso, ter medo de começar com o equipamento que já se tem em mãos. Outro ponto importante, é investir em workshops onde você possa estar em contato com outros profissionais da área que possam transmitir esse conhecimento e assim aperfeiçoar cada vez mais seu olhar.

Webste:
https://mouramesmo.46graus.com

Instagram:
https://instagram.com/mouramesmo