Perfil Fotógrafos | Márcia Gomes

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Márcia Gomes
| Por Jaqueline Ferreira Costa | 4FN1 FTI 2023-2
| 3741 caracteres

Como solicitado na aula de fotografia ministrada pelo professor Claudio Vitor Vaz da instituição ESAMC  Santos, era necessário encontrar um fotografo e fazer uma biografia do mesmo, logo abaixo segue o texto da entrevista com a fotografa Márcia Gomes, para quem agradecemos imensamente por atender a aluna e ajudá-la neste processo tão importante.

Bom, Márcia atualmente reside na cidade de Santos, localizada no estado de São Paulo, a fotografa trabalha a cerca de oito anos com fotografia, ela sempre teve interesse pela área, mas infelizmente a vida acabou a levando para outros caminhos e acabou atrasando um pouco deste sonho. No decorrer da entrevista ela irá falar um pouco das suas experiências e desafios que enfrenta nesta profissão.

Márcia fez um curso de fotografia e no decorrer do curso descobriu a sua verdadeira paixão que é em ensaio, sendo qualquer tipo, como por exemplo de gestante, sensual, de família e entre outros, segundo ela, no decorrer do curso você vai se encontrando no nicho específico e partir dali vai caminhando para se aprimorar no ramo escolhido, com certeza se você estiver experiências nos nichos a escolha acaba se tornando mais fácil. Como ela disse que particularmente prefere trabalhar em estúdio, pois foi o local que ela mais se sentiu familiarizada, mas não significa que ela se limitou apenas em fazer fotos em locais fechados.

Fotografar é estar constantemente se desafiando e com Márcia não é diferente, apesar de ela gostar mais de fotos em estúdios e ensaios, ela também se desafia fazendo eventos sociais, que sabemos que não é nada fácil, onde vamos depender muita da santíssima Trindade, mencionada nas aulas de fotografia, que seria o ISO, obturador e o diafragma. Mas que apesar desse desafio, ela mantém uma qualidade magnífica em suas fotos. Ela apenas não trabalha com dois nichos específicos, que seria festa de casamento, pois este tipo de evento exigir uma equipe maior e ensaio newborn (ensaios com bebês recém-nascidos) pois exigir um cuidado enorme e muitas vezes as pessoas acham o valor cobrado alto.

A falta de valorização no mercado é algo que ainda acontece constantemente, como disse Márcia, as pessoas acreditam que fotografar é um ato simples, apertar o botão e já está tudo pronto, porém esquecem o tempo que é exigido para entregar o trabalho com qualidade, como fazer cursos para continuar se qualificando, edição, equipamentos e entre outros tópicos. Ela mesmo já escutou coisas como “fotografar não é trabalho”, ou que a pessoa poderia fazer o mesmo serviço com o celular, entretanto, faltará algo que somente coisas que somente profissional sabe, que não se limita somente com as configurações automáticas e dos filtros de edição pré-programados.

Apesar das dificuldades que existe na área, Márcia diz que atualmente trabalha realmente com o que gosta, no início foi difícil encontrar um espaço no mercado, porém anunciando em grupos e redes sociais ajudou bastante, porém, atualmente trabalha mais com indicação, o boca a boca continua sendo a melhor forma de se criar uma rede de clientes. Apesar da concorrência do mercado também ser um grande desafio, você tem uma rede de clientes que acabam indicando os seus serviços, facilita um pouco do processo.

E para finalizar a entrevista, solicitamos um conselho de Márcia e ela disse o seguinte “Se é o seu sonho, corra atrás, mas corra muito (risos) pois você pode ficar para trás e não esqueça de ficar sempre atualizado”. Aqui finalizo e encerro agradecendo novamente a Márcia, por ceder um pouco do seu tempo para entrevista, e sigam ela no Instagram

Instagram:
https://www.instagram.com/marciag_fotografia