Perfil Fotógrafos | Vinicius de Oliveira

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Vinicius de Oliveira
| Por Samylli Hencki | 4FN1 FTI 2023-2
| 4289 caracteres

Nascido em 10 de julho de 2000 na cidade de São Paulo, Vinicius de Oliveira foi criado em São Bernardo do Campo, onde constituiu todo um carinho pela fotografia e desenvolveu-se na arte de tirar fotos. Sua paixão começou cedo e veio embutida com o esporte a motor. Em entrevista com Vinicius, o mesmo relata:

“Sempre viajei com meus pais e toda vez levávamos uma câmera e filmadora, então foi algo que cresceu comigo desde pequeno. Lá pelos meus 10 anos minha mãe comprou uma Sony semiprofissional, e aí o interesse começou a aumentar. Dos meus 13 anos em diante, o Autódromo de Interlagos foi como um quintal, estava lá frequentemente e no início ainda usava minha Canon super básica, daquelas de turista mesmo, e conseguia tirar fotos incríveis, considerando a velocidade dos carros”

Vinicius graduou-se em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo em 2021, entretanto, o jovem jornalista começou a atuar em 2017 como redator da StockCar pelo, na época blogspot, Vai Que Tô Te Vendo.

Vinicius cresceu gradualmente junto da plataforma e, quando o VQTTV passou de blog para site, ele tornou a auxiliar a Editora-Chefe, Victoria Coelho, na administração do mesmo.

“Já passamos por altos e baixos, narrador hoje aí de categoria grande escrevendo pro site e plagiando conteúdo de grandes instituições. Gente se dizendo dona do site pra assessorias oficiais das categorias nacionais […]

Mas os humilhados foram exaltados, nos últimos anos estamos numa crescente muito bacana, views aumentando e um relacionamento muito bacana com a Fórmula E, que teve o EPrix de estreia no Brasil em 2023”, o jornalista expôs um pouco das lutas travadas e a atual prosperidade.

Instaurado no meio profissional, Vinicius teve a oportunidade de entrevistar algumas figuras do automobilismo internacional como Pascal Wehrlein, Max Guenther, EdoardoMortara e Antonio Felix da Costa.

“Aos poucos fui conhecendo pilotos e equipes em Interlagos que poderiam se tornar possíveis clientes. Isso evoluiu e já fiz a cobertura de eventos da Stock Car, Porsche Cup, Endurance Brasil e outros campeonatos. Hoje atuo como editor e fotógrafo do portal Vai Que Tô Te Vendo”, disse Vinicius.

Quais os desafios você acredita ter o profissional de fotografia pela frente na atualidade?

“Depende se você é jornalista freelancer ou fixo de algum veículo de comunicação. No primeiro caso, você segue algo próximo do pedido do cliente, mas que também contenha a sua assinatura artística, essa dualidade pesa muito hoje em dia por conta de conteúdos para stories, reels e tiktok, com fotos na vertical. Já no caso de ser um profissional fixo, você já tem as diretrizes do trabalho mais claras e consegue atuar com mais liberdade dentro do seu escopo.

Qual o seu conselho para quem quer começar nessa carreira?

“Comece se mostrando pró-ativo e com interesse em aprender novas técnicas, a maior parte do seu conhecimento vai se formar na prática, não basta o que foi feito em sala de aula. Além disso, não se preocupe em começar com o melhor dos equipamentos, considerando que é um mercado caro. Modelos de entrada e antigos são opções viáveis, câmeras são como carros, se a manutenção está em dia, funciona perfeitamente.

E para os curiosos plantões, o equipamento utilizado nas competições de automobilismo é: Nikon 7100 e Nikon D90 e lentes de 70-300mm, 50mm e 18-55mm. Se tratando do futuro, Vinicius possui planos de atuar em uma categoria, equipe ou empresa voltada para o automobilismo no exterior.

“Sou um grande adepto da rádio, mas com essa meta de seguir para o exterior, pode ser que hajam mais oportunidades nas assessorias de imprensa e equipes de criação de conteúdo

Muitos almejam chegar a Fórmula 1, mas gostaria muito de trabalhar junto a categorias de GT ou Endurance, como o GT World Challenge, IMSA ou FIA WEC, este último, inclusive, que volta ao Brasil em 2024”, completou o jornalista.

Um recado final para o Vai Que Tô Te Vendo. Para o VQTTV, espero que possamos crescer cada vez mais e profissionalizar os jovens jornalistas que fazem parte da nossa equipe, fazendo do site também um meio de renda para nossos parceiros de longa data.

Instagram:
https://instagram.com/vosfotografia