Perfil Fotógrafos | Fábio Prado

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Fábio Prado
| Por Lucas Espinhel | 4FN2 FT1 2023-2
| 4636 caracteres

Fábio Prado tem 27 anos. Trabalha há 8 como fotógrafo profissional e a 5 administra sua própria produtora. É formado em Jornalismo na Universidade Santa Cecília (Unisanta) e com MBA em Marketing. Iniciou sua carreira em um emprego paralelo com sua produtora, trabalhava como CLT, o que dificultou um pouco sua entrada na profissão, porém o ajudouna compra de seus primeiros itens de fotografia. Fábio demorou 4 anos para comprar o seu primeiro kit fotográfico, juntando um pouco das caixinhas de bartender que trabalhava aos finais de semanae um pouco de seu estágio.

Nas multinacionais que trabalhou antes de se tornar oficialmente um profissional autônomo, Fábio já chegou a trabalhar com marcas grandes como Red Bull, Picpay, Heineken e a mais recente Shell. Porém, esse ano, ele decidiu largar seu emprego como CLT para se dedicar 100% a sua produtora, a Fábio Prado Foto Filme, o que lhe abriu diversas portas para realizar outros trabalhos que não tinha tempo por conta do horário comercial de antes.

Fábio ama esportes e viajar, coisas que o move também no audiovisual, além de fotos eventuais, ele fotografa muito a área do Crossfit. Área na qual ele se aventura sendo um atleta amador no esporte há 4 anos, por isso, fotografia esportiva e Crossfit são suas especializações. O auge de sua carreira aconteceu em agosto de 2023, mês no qual ele foi convidado para cobrir o evento “Copa do Mundo do Crossfit” juntamente com a Crossfit Games nos Estados Unidos.

O que para Fábio, foi uma de suas maiores conquistas, pois não é todo dia que um brasileiro cobre um evento assim. O mundo dos esportes já era bem presente em sua vida, por isso fotografar esse estilo não era nenhum esforço. Suas lentes já captaram famosos como Neymar, Adriano de Souza mais conhecido como Mineirinho que foi campeão da série de Surf em 2015, entre outros. Já fotografou skate, fórmula 1 entre outras diversas áreas dos esportes.

E foi na faculdade, há 8 anos atrás, que Fábio se pegou fazendo a cobertura dos jogos de sua faculdade. A universidade precisava de um jornalista para cobrir os jogos anuais, e seu professor adorava suas fotos e sua empolgação. Inclusive achava que ele era um dos poucos que realmente se apaixonou por isso. O jornalismo tem muitas áreas, e seu professor percebeu que o pessoal de sua turma não dava muita atenção para a fotografia.

Suas especializações não abrangem todos os nichos, eventos de moda, casamentos, formaturas estão fora de seu portfólio. Sua escolha de entrar em um nicho é justamente para deixar claro em que aspecto ele é especialista, por isso ele entrega mais qualidade para seus clientes e seu preço condiz com o resultado. Fábio faz muitas fotos de movimento, fotos vistas como uma das mais difíceis do mercado, e justamente seu predileto. Então, esportes, shows, eventos, artistas, bandas, fotos de produtos e gastronomia são seus maiores tesouros.

No ano de 2017, Fábio sofreu um furto no estacionamento do supermercado Extra em Santos, momento esse que até no TV Tribuna apareceu: “Fotógrafo é furtado em estacionamento de supermercado em Santos”. Na época, ele trabalhava na Red Bull e estava em seu último ano da faculdade, iniciando as gravações de seu TCC que dependia de seus equipamentos. Mesmo assim, Fábio superou as dificuldades! Fez até o impossível para conseguir recuperar suas coisas, juntando dinheiro e adquirindo novos equipamentos.

“Eu lembro que na época minha vó me deu um dinheiro emprestado para poder comprar a câmera e o microfone para pelo menos começar o TCC, porque tinham algumas entrevistas pendentes.”

Seu computador que também estava no carro, foi junto, mas o que o salvou de perder todo o material que tinha em seu Macbook era o backup frequente que ele fazia no HD, e por sorte seu HD estava em casa. Atualmente, Fábio continua se aventurando no universo dos esportes e do Crossfit, e diz que pretende cada vez mais aumentar o nível de sua produtora, para que assim ele consiga sempre se destacar naquilo que gosta.

“Estou realizando um sonho pessoal e profissional de estar aqui fotografando isso sendo que a 5 anos atrás, sofri um assalto e perdi tudo que tinha, mas olha em que ponto eu cheguei. Mesmo com todos os motivos para eu largar tudo, eu não desisti. Acho que para quem está começando agora no ramo da fotografia, é preciso ter paciência, poissuas fotos não vão melhorar do dia para a noite, mas podem alcançar patamares incríveis se testar, treinar e ir atrás.”

Website:
https://fabioprado.myportfolio.com

Instagram:
https://www.instagram.com/eufabioprado