Perfil Fotógrafos | Poliana Duarte

| Perfil Biográfica Fotógrafos | Poliana Duarte
| Por Paloma Andrade Duarte | 4FN2 FT1 2023-2
| 4170 Caracteres

Poliana Andrade Duarte nasceu no dia 9 de novembro de 1997, na cidade de Guarujá, mas foi crescida e criada em Bertioga. Seu interesse por fotografia foi desde cedo, ainda na infância, sua mãe sempre adorou registrar os bons momentos e comprava várias câmeras, a hora de revelar as fotos e ver como elas ficaram era a mais esperada, entretanto a maioria delas saiam sempre com o dedo na frente, Poliana, desde sempre interessada, reclamava dos dedões. Quando as câmeras paravam de pegar, ficavam com ela para brincar.

No seu primeiro emprego, no CAMPIB, um programa de jovem aprendiz em sua cidade, começou a guardar dinheiro para conseguir ter a sua própria câmera e, com a ajuda de sua mãe, ela conseguiu comprar uma câmera semi-profissional, Canon coolpix compacta. Então na adolescência, aos seus 16 anos, com sua câmera em mãos, despertou ainda mais seu interesse, então começou a estudar bastante, via técnicas de iluminação, poses, ângulos e as aplicavas em sua irmã caçula e seus amigos, com isso, passou a divulgar as fotos nas suas redes sociais.

Por ser jovem, descontraída, comunicativa, deixar as pessoas confortáveis nos ensaios e ter ideias diferentes e fotografar eventos na cidade, começou a ser reconhecida rapidamente. Seu primeiro trabalho importante foi em 2018, para a rádio continental, de Mogi, em que foi contactada para prestar seu serviços nos shows que ocorreram no fim de ano, em Bertioga. Trabalhando com eles nesse evento, ela teve a oportunidade de fotografar a Marilia Mendonça, Maneva, Thiago brava entre outros nomes. 

No final de 2019 para poder se expandir e aprender mais, resolveu ir para a grande São Paulo, para estudar e aprimorar suas técnicas fotográficas. Poliana Duarte se formou em processos fotográficos pelo Senac – Lapa Scipão, etc, mas nunca parou de estudar, está sempre se aperfeiçoando.

No começo de sua carreira em São Paulo, muito vezes teve medo de aceitar trabalhos, pois ia sozinha aos ensaios em uma cidade nova para ela. Com muita cautela, aceitava os trabalhos, sendo que uma das empresas mais importante para quem ela já trabalhou e trabalha, foi a GR6, que quando a chamaram, ela duvidou, pensou que era trote, mas aceitou e foi com medo mesmo, o que possibilitou vivenciar vários trabalhos e memórias fantásticas, como a foto que ela tirou do RyutheRunner, quando prestou homenagem para sua namorada, beijando-a na frente de todos em uma audição do novo álbum dele, the lux, essa foto ele colocou de capa no single, no tiktok, segundo ela, foi a melhor foto de evento que já tirou.

Outro evento que marcou a sua carreira foi o funk no teatro, em que conseguiu captar o funk no teatro municipal de são Paulo, onde só tem musica clássica, e o funk é quase inacessível, ela teve a oportunidade de fotografar e mostrar a cultura da música urbana, esse evento emocionante e energizante, reuniu vários nomes do funk antigo e atual, como DJ Marlboro, Tati quebra barraco, Hariel junto com o Davi entre outros artistas fabulosos, que fizeram toda a audiência vibrar e se comover.

Poliana Duarte sempre trabalhou com eventos, e o funk foi onde mais abriu as portas para ela, entretanto, seu sonho sempre foi ter seu próprio espaço, seu próprio estúdio, então esse ano, em 2023 ela conseguiu realizar esse sonho e abriu o “Nosso Estúdio”, mas continua atuando na área de eventos, e não consegue se ver longe deles.

Toda a sua trajetória na fotografia teve muitos altos e baixos, ser mulher em um ambiente que a maioria é homem, não a ajudou muito, porem isso nunca foi um empecilho para ela, nunca pensou em desistir, pelo contrário, isso só dava mais forças para que continuasse em busca de seus sonhos com mais garra ainda, para inverter o cenário e mostrar, para todos que duvidaram que fotografia é um emprego e que ela e todas as mulheres são capazes e estão ai para fazer a diferença, nunca deixou que o medo de fracassar atrapalhasse seu caminho, então como ela sempre diz “faça com medo mesmo”.

Website:
https://www.facebook.com/poliana.duarte.3150

Instagram:
https://www.instagram.com/polianaduarteft