Perfil Fotógrafos | Ricaro Novais

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Ricaro Novais
| Por Emerson Barbosa Souza | 4FN1 FTI 2023-2
| 3182 caracteres

O fotógrafo Ricaro Novais Alves, nasceu em Barra da Estiva, distrito da Chapada Diamantina na Bahia em 15 de fevereiro de 1996. Além de ser formado em fotografia, também tem a formação em psicologia, pois para ele as emoções e sentimentos sempre o motivaram.

Passou a se interessar pela fotografia após ganhar seu primeiro celular com câmera em 2012, nas fotos que tirava, começou a ter a percepção dos detalhes das fotos, como os desníveis das folhas, gotas de orvalho, as lagartas do jardim, dessa forma, segundo ele, entendiam que devia capturar esses detalhes para que outras pessoas pudessem ver aquele momento. Decidiu então seguir o rumo da fotografia, e ao ser perguntado o “porque decidiu ser fotografo?”, ele respondeu: –

“Quando as pessoas olhavam para algumas fotos que eu tirava, elas irradiavam emoções e sentimentos, foi incrível ter a percepção de que o passado poderia ainda trazer boas lembranças, talvez não com a intensidade do momento em que ocorreu, mas ainda assim, era possível trazer sentimentos à tona através da captura de imagens e isso me motivou a seguir a carreira de fotógrafo.” – Ricaro Novaes.

Também comentou sobre “como é se posicionar e chegar a ter o seu próprio espaço no mercado da fotografia?”

“Não foi fácil, a remuneração não foi boa o suficiente para o meu crescimento no mercado devido a outros profissionais reforçarem essa baixa remuneração, oferecendo serviços fotográficos de baixo valor, agora eu já tenho o meu nome rodando, então as pessoas buscam mais pela qualidade e estilo, mas no começo foi bem difícil. – Ricaro Novaes.

e “Qual o seu conselho você tem para quem quer começar nessa carreira?”

“Tenha em mente com qual público deseja trabalhar, para saber qual equipamento comprar, se seu público é de renda média, não compre equipamentos de ponta pois não conseguirá fazer a manutenção depois, já se seu público é de alta renda, invista para entregar a qualidade exigida por esse público, tenha isso em mente e não terá prejuízos futuros. – Ricaro Novaes.

O equipamento utilizado por ele são; duas câmeras Canon T5i, uma backup da Nikon D3200, duas lentes do kit 18-55mm, uma 50mm, uma lente 70-200 que costuma utilizar em shows, dois flashs YN565EXiii, um rebatedor de flash, 5 baterias reservas das câmeras, um tripé e o carregador delas.

No momento atua como freelancer, e não possui nenhuma limitação quanto a estilos de fotografia, realiza trabalhos em estúdios, espaços públicos e privados, coberturas de shows na Baixada Santista, fotografia de perfil e recentemente tem atuado em ambientes ligados a área de arquitetura. Os desafios de um profissional nos dias de hoje, na visão dele, é ter a remuneração adequada para o crescimento profissional, pois um fotógrafo que é mal remunerado não consegue pagar cursos e investir em equipamento, então esse é o maior desafio a ser quebrado no início.

Também considera a pratica,para ter pleno domínio de edição de imagem. Considera suas principais inspirações no meio fotográfico, os fotógrafos Americo Sperandio e Allan Elly.

Instagram:
https://www.instagram.com/rickynovais_