Perfil Fotógrafos | Márcio Cabral

Perfil Fotógrafos | Márcio Cabral
Por Amanda Oliveira – FTI 2018-1
3021 caracteres

 
Márcio Antônio Esteves Cabral, ou Márcio Cabral, como é conhecido, é natural de Brasília onde vive até hoje. Fez mestrado em Geografia na Universidade de Brasília e lecionou como professor de pós-graduação em Fotografia de Natureza na Universidade da Fotografia – UPIS, em Brasília/DF. Atualmente está com 47 anos e mais de 20 anos de profissão. Márcio é geógrafo por formação, começou a fotografar profissionalmente em 1997, e no início fotografava apenas por hobby, mas sempre foi apaixonado por natureza. Costumava frequentar cachoeiras e grutas registrando, sempre que possível, todos os momentos nos ambientes naturais.
 
Cabral gostava defotografar lugares pouco visitados na natureza. Em 2000, sua carreira profissional começou. Ele adquiriu o seu primeiro instrumento fotográfico e especializou-se em fotografia de paisagem. Foi o primeiro fotógrafo a produzir panoramas 360º subaquáticos em cavernas de água doce e com cardumes de tubarões, e, atualmente chegou a bater o seu próprio recorde no Guinness em 2016, ao fotografar as belezas que ficam escondidas sob as águas no Mato Grosso do Sul, em imagens 360º de alta resolução. Ao longo destes anos, ganhou um grande reconhecimento em sua vertente.
 
É, atualmente, o fotógrafo brasileiro mais premiado em competiçõesinternacionais. Conquistou mais de 100 prêmios ao longo de sua carreira, incluindo os principais concursos de fotografia dentro e fora do Brasil. Em 2012 fez um upgrade em seu equipamento, comprando a 5d mark 3 possibilitando – o a fazer fotografias durante a noite. Começou também a entrar em concursos profissionais pagos. Em 2018 o fotografo perdeu prêmio de 1º lugar em concurso “Wildlife Photographer of the Year”.
 
Três meses após ser desclassificado do Wildlife Photographer of the Year de 2017 por usar um tamanduá empalhado na foto vencedora, o brasiliense Marcio Cabral disse que não forjou a cena. O fotógrafo devolveu o dinheiro do prêmio o equivalente a cerca de R$ 6 mil.

 
Mas, depois do duro golpe, Cabral voltou a se destacar no exterior em 2019: recebeu Menção Honrosa no Color Awards (realizado nos EUA) e no Memorial Maria Luísa Photo Contest (feito na Espanha), foi medalha de ouro na categoria Panorâmica do Trierenberg Super Circuit 2019 (concurso organizado na Áustria), teve uma alta recomendação no Outdoor Photographer of the Year 2019 (prêmio britânico) e recebeu duas medalhas de prata no Concurso Internacional de Moscou, Rússia, nas categorias Natureza/Flores e Ciência e Tecnologia. Apareceu ainda na lista dos 101 melhores fotógrafos de paisagens do mundo eleitos pelo Internacional Landscape Photographer of the Year (prêmio australiano).
 
Suas imagens premiadas participaram de exposições em diversos museus e galerias do mundo. Fotografia de Paisagem e Panoramas Esféricos são suas especialidades. Atualmente Márcio se dedica a produzir panoramas, imagens para impressões em fine art., projetos e workshops.