Perfil Fotógrafos | Marcelo Justo

Perfil Fotógrafos | Marcelo Justo
Por Lucas Leopoldo | 2018-2
3149 caracteres

 

Marcelo Justo, atual editor-assistente do jornal Folha de São Paulo, tem uma história de mais de 15 anos no mundo fotográfico, o que o permitiu realizar trabalhos e vivenciou situações que marcaram sua vida. Venceu concursos, cobriu eventos e participou de fatos que o ajudaram a amadurecer seu lado profissional e tornar o profissional que é hoje.

Tudo teve início nos anos 90, quando a fotografia ou fotojornalismo não eram o principal foco de Marcelo, que possuía notáveis habilidades com desenho – o realismo e o contraste entre claro e escuro em específico. Seu principal desejo de atuação era no ramo das Artes Plásticas, apesar de atuar como conferente de carga e auxiliar administrativo em uma empresa de comércio exterior no Porto de Santos.

O primeiro contato com o que viria a ser sua profissão veio ainda nessa época, quando namorava uma universitária do curso de Jornalismo, que notou sua facilidade de percepção e noções para composição de cenas em si e indicou a fotografia. Começou a fotografar sem compromisso, e após 1 ano já possuía o material necessário para fotos profissionais.

Sua carreira profissional começou em 1999 no Diário do Litoral, onde finalmente atuava como Repórter Fotográfico e deu início à sua carreira oficialmente. No periódico, obteve seu registro oficial como fotojornalista que dependia da publicação de fotos profissionais.

O trabalho realizado no Diário do Litoral foi até 2001, compondo a primeira equipe de fotógrafos do Expresso Popular e após migrou para o principal jornal do grupo, o A Tribuna, e fez parte de projetos como a AT Revista, com conteúdo de moda e diversidades em si.

Justo formou-se em Comunicação Social pela Universidade Santa Cecília no ano de 2006 e um ano após iniciou na Folha de São Paulo, um dos maiores nomes do ramo no país. A princípio fazia o registro fotográfico para algumas categorias semanais do jornal e teve os primeiros contatos com a edição das fotos.

Após um período exercendo a atividade fora da equipe da Folha, Marcelo passa a reintegrar a equipe como Assistente de Edição e auxilia na nova reformulação gráfica do jornal, que afirma ser referência quando se fala em variabilidade e criatividade na disponibilização do conteúdo em si.

Marcelo venceu o concurso ‘Energia num Click’ (2007) da CPFL com a foto “Raio” e o concurso ‘O porto que eu amo’ do site Porto Gente. Além destes, chegou às fases finais do ‘9º Concurso Leica Fotografe’ e ‘6º Prémio New Holland de Fotojornalismo’.

Quando perguntado sobre os maiores desafios para um fotojornalista atualmente, o profissional afirma ser a mudança constante da tecnologia. Com a disponibilização dos recursos para a massa, novas ferramentas surgem todos os dias e é obrigatório a uma pessoa responsável pelo tratamento e disponibilização de imagens o domínio desses recursos. Além disso, é necessário estar atento sempre. A fotografia se trata de capturar momentos que se passam em um instante, e a falta de atenção devida a algo significa a perda de um registro

Website
www.marcelojusto.com.br

Instagram
www.instagram.com/marcelojusto.com.br