Perfil Fotógrafos | Peter Pereira

Perfil Fotógrafos | Peter Pereira
Por Hugo Vicente Ferreira | 2018-2
3389 caracteres
 
 
É possível dizer que existem pessoas que nasceram para fazer determinado tipo de arte. Peter Pereira é um bom exemplo. Nascido em Figueira da Foz, Portugal, Peter teve o prazer de explorar as belezas de sua cidade até seus nove anos, idade com que se mudou para os Estados Unidos, para ser mais exato, em New Bedford, Massachusetts.
 
Após sua formação em Engenharia da Computação, em 1992, na Universidade de Massachusetts, em Dartmouth (cidade/vila vizinha de New Bedford), Pereira começou sua própria empresa de informática, afinal, sua educação indicava que ele deveria fazer computadores funcionarem, porém, não obteve sucesso e em seis anos teve a oportunidade de desistir da empresa e focar em seu verdadeiro fascínio. Fotografia.
 
Newsweek, Vogue (Australia), New York Times, USA Today, Boston Globe, Wall Street Journal, Harvard Magazine, Le Monde, Outdoor Magazine, ABCNews.com e muitos outros canais de comunicação logo começaram a possuir imagens de Peter em suas páginas, tanto em mídias online quanto “offline”, fazendo com que sua própria imagem ganhasse notoriedade nacional e internacional.
 
Todo esse sucesso fez com que o Prêmio de Fotógrafo do Ano, do ‘New England   Newspaper   &   Press   Association’,   fosse   entregue   sete   vezes  ao “engenheiro” de 43 anos, que também foi nomeado seis vezes como Fotógrafo do Ano pela ‘National Press Photographers Association Region 1’. Em 2013, Peter teve a honra de ser presenteado com o Prêmio de Mestre Fotógrafo e, ainda nesse ano, teve a alegria de receber o Prêmio de Excelência no ‘China International Press Photo Awards’.
 
Sua foto premiada, que teve destaque no ano de 2013, mostra a paisagista Ruth Nicolaci abrançando o filho e voluntário como bombeiro, G. Bourne Knowles IV, após mais de uma hora de incêndio na empresa de paisagismo da família, na Avenida Huttleston, em Fairhaven, também vizinha de New Bedford.
 
“Essa foto teve tanta repercurssão após sua publicação nos arquivos do ‘The Standard­Times’ e em diversos outros canais, que chamou a atenção do jornal ‘South Coast Today’, para quem Peter deu uma entrevista, que foi liberada em 27 de abril de 2013, às 12h, no site do jornal (www.southcoasttoday.com), e disse: “Eu poderia ter deixado o lugar provavelmente uma hora antes do momento em que eu tirei aquela foto, mas eu sempre tive o interesse nos aspectos humanos (de uma história). Eu quis captar o impacto daquele fogo”.
 
É possível perceber em diversas entrevistas que “esperar pelo momento” é o principal foco de Peter e que ganhar um prêmio por fazer algo que ama mostra o orgulho que sente por sua profissão. Ainda em entrevista ao ‘South Coast Today’, o fotógrafo falou que “a beleza dessa premiação (o ‘China International Press Photo Awards’) é que você não seleciona algo… Isso é o que deixa tão especial ganhar essa “competição”.
 
Peter busca mostrar mais do que um simples plano ou uma simples imagem. O que ele deseja, é capturar sentimentos e apresentar aos espectadores de suas fotos algo que realmente complemente a vida de cada um. Mostrar que não é apenas o que os olhos vêem, mas também o que o coração pode sentir.
 
Suas técnicas fotográficas demonstram a habilidade e vontade de sempre mostrar movimento. Mesmo em fotos onde tudo está completamente estático, Peter Pereira consegue colocar movimento e vida nelas.

Website
www.peterpereira.com/

Instagram
www.instagram.com/peterpereiraphoto