Perfil Fotógrafos | Michael Scholz

Perfil Fotógrafos | Michael Scholz
Por Isabela Cincinato – FTJ 2019-2
3397 caracteres
 
 
Michael Scholz é fotografo Comercial e de Produtos. Michael Scholz nasceu na cidade de Heidelberg na Alemanha, e atualmente mora na cidade de Los Angeles no estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América. Após se formar em Edição Técnica na Universidade de Ciências Aplicadas em Karlsruhe, trabalhou por mais de seis anos como um gerente de projetos em uma agência de publicidade digital.
 
Nesta agência na qual trabalhava, tinha grandes clientes como a empresa de carros de luxo Porsche – para a qual prestavam serviços de design; Vodafone – operadora telefônica e Fujitsu – empresa japonesa especializada em informática,computadores e telecomunicação.
 
Mesmo ganhando consideravelmente bem em um bom emprego, ainda não era isso que Michael desejava para a sua vida e seu futuro, ele queria usufruir da sua experiência trabalhando junto a grandes marcas para aflorar e cultivar a sua criatividade.
 
Desde pequeno Michael adorava tirar fotos. Ele usava a câmera de seu pai, uma Minolta, mas nunca foi influenciado ou incentivado por sua família a ser fotógrafo e, portanto, seu lado criativo nunca foi explorado em sua infância e adolescência.
 
O desejo de trabalhar com a criatividade prática sempre existiram, mas foi depois de trabalhar por mais seis anos como gerente de projetos que Michael notou quão monótona era sua vida, e que desta vez ele precisava pôr em prática sua criatividade.
 
Mas foi após ter lido em um blog sobre produção vídeo-gráfica na faculdade de Santa Monica que desenvolveu interesse pela produção audiovisual, sendo inicialmente o seu foco.
 
Michael deixou o seu então empregoe cidade para seguir seus sonhos. Foi então que Michael entrou para a Universidade de Santa Monica, situada no estado americano da Califórnia, e foi durante seus anos de estudante que começou a desenvolver seu estilo próprio, através de estudos e prática.
 
Scholz também chegou a se especializar em produção de filmes, mas preferiu seguir com a carreira de fotografo pela independência de criatividade, já que preferiria trabalhar com suas próprias idéias invés de trabalhar em equipe – como fazia na produção de filmes.
 
Michael Scholz atualmente é um fotografo comercial, encarregando-se de produtos e de retratos, além de prestar serviços de edição de vídeos, retoques e tratamento de imagens.
 
Seus trabalhos foram expostos na 26ª Exposição Internacional Anual de Fotografia Artística (26th Annual International Los Angeles Photographic Art Exposition) – uma renomada exposição de fotografia promovida na a cidade americana de Los Angeles.
 
Michael utiliza em suas fotografias, uma câmera Canon EOS 5D MK II, uma EF24-105mm/4L IS II USM e uma EF 70-200/2.8L II USM lentes de zoom, e para iluminação em suas fotos são utilizadas Profoto softbox RFi 2×3, Profoto RFisoftbox 3’ Octa e Profoto Air Remote.
 
Scholz, agora de forma individual, já prestou serviço a grandes marcas, como: Nike (para uma de suas linhas de calçados), Nivea (para a sua linha de skincare) e Chanel (marca de luxo de roupas, perfumes e acessórios).
 
Ademais, sua lista atual de clientes inclui: Mattel, Disney, TIME Magazine, Minecraft, Blizzard, Lucasfilm e MGA Entertainment. Michael cedeu poucas entrevistas sobre seu trabalho, e em nenhuma delasforam citados os profissionais que o inspiram em sua fotografia.
 
Por fim, Michel tem como seu objetivo profissional capturar imagens simples e sem muitos complementos, expressando o poder da imagem com o tema aliposto.Em suas palavras: “Eu gosto de criar coisas bonitas do zero, não me sinto confortável em ser chamado deartista plástico. Eu sou um artista comercial” (Michael Scholz, 2016 para Profoto). 
 
Além de todas as atividades até então descritas como desenvolvidas pelo fotógrafo, abrir uma agência publicitária para ampliar seu catálogo de clientes para marcas ainda maiores ainda está em seus planos futuros.