Biografia da correspondente Núria Saldanha

por Nicole Zadorestki

A gaúcha Núria Saldanha é correspondente internacional da CNN Brasil, para a qual noticia os principais acontecimentos de Washington, nos Estados Unidos. 

A profissional é formada pela FAMECOS/PUCRS, com mestrado em Jornalismo Social pela City University of New York (Cuny), e MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercados de Capitais pela FIA. 

Conta com 14 anos de experiência, sendo os últimos seis nos Estados Unidos, de onde fez coberturas especiais para o Grupo Bandeirantes, Rádio Jovem Pan, Radio France Internationale (RFI) e Globo Internacional. 

Sua trajetória no jornalismo teve início na rádio, quando trabalhou na Rádio Gaúcha e na Rádio Rural como repórter e produtora. De 2007 a 2010, atuou no Canal Rural. Durante esse período, conheceu de perto a agropecuária, pois visitou mais de 50 cidades. 

Entre 2010 e 2011, trabalhou na Toureg Conteúdo, a agência da jornalista Ana Paula Padrão, desenvolvendo reportagens e vídeos institucionais. De março de 2011 a julho de 2013, foi repórter de economia e apresentadora do programa BandNews Mercado, na BandNews TV. 

Ainda na BandNews TV, foi correspondente em Washington, realizando coberturas especiais como as eleições presidenciais de 2016 e a posse do presidente Donald Trump. 

Além disso, colaborou com produções no Terraviva, o canal de agronegócio do Grupo Bandeirantes de Comunicação. E também fez reportagens para o jornal Zero Hora, a Folha Online, a RBS TV, Exame.com, revista Bons Fluidos, entre outros.