Biografia do correspondente Ariel Palacios

por Thiago Guimarães

Ariel Palacios nasceu em 23 de maio de 1966, em Buenos Aires, na Argentina. Mudou-se para o Brasil com 3 anos de idade, e é cidadão brasileiro desde então. Tinha o objetivo de se tornar diplomata, porém, o fato de não ter nascido no Brasil se tornou um impedimento. Com isso, ele decidiu cursar Jornalismo para possibilitar viagens e conhecer diferentes lugares do mundo. Palacios concluiu o curso de Jornalismo no ano de 1987, na Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR).

Durante os estudos, fez um curso de Máster de Jornalismo no Jornal EL País, em Madri, na Espanha. Logo depois, viajou para Buenos Aires como forma de lazer, e por lá, foi convencido por um amigo espanhol, na época correspondente do El País, a arriscar e se tornar um correspondente freelancer para veículos do Brasil. 

Sua carreira jornalística começa no jornal O Estado de S.Paulo, no ano de 1995, inicialmente como freelancer e sendo contratado pouco tempo depois. No ano seguinte, passou a ser também correspondente da rádio CBN, e em seguida, para Globo News. E fez colaborações, de 1997 a 2005, para a rádio Eldorado, revista Imprensa e portal Observatório da Imprensa. 

Publicou textos em seu blog Os Hermanos, no portal do Estadão, e recebeu o prêmio na categoria Melhor Blog, em 2009, no Prêmio Estado de Jornalismo. No ano de 2013, lançou o livro Os Argentinos. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Comunique-se de Melhor Correspondente de Mídia Impressa Brasileira no exterior.

Em 2014, deixou o jornal Estado de S. Paulo, e continua, desde então, trabalhando para a Globo News, com aparições rápidas no Jornal Hoje, Jornal da Globo, e Sportv.