Perfil Fotógrafos | Ana Lúcia Comparini

Perfil Fotógrafos | Ana Lúcia Comparini

Por Isabelly Sá – FTI 202′-1

3667 Caracteres

 

Ana Lúcia Comparini  (1974) é uma consolidada fotógrafa santista com mais de 20 anos de carreira e um currículo invejável incluindo sua especialização emeventos e principalmente espetáculos de dança. A fotógrafa Ana LuciaComparini nasceu na cidade de Santos, em são Paulo, no dia 21 de junho de1974, e formou-se em jornalismo na universidade santista Unisantos em 1996.

 
Em 1998 começa sua jornada na fotografia, ingressou como assistente defotógrafa e a partir daí se consolida sua paixão pela área, através de sua altacapacidade observatória aprendeu muito ao ver os profissionais executando seuserviço, porém não deixou de lado seu estudo por intervenção da vidaacadêmica, pois ao longo de sua carreira sempre procurou fazer cursos eespecializações a fim de sempre se manter atualizada e antenada em suaramificação da profissão.

 
No fim de 1999 por conta de sua situação financeira no momento comparini nãotinha condições de comprar câmeras caras, mas graças a seu grande esforço esacrifício obteve sua primeira máquina analógica. Não era exatamente oequipamento que ela almejava na época, mas nunca deixou isso ser umimpecílio, tanto que já mostrava seu talento e esforço através de fotos incríveiscom tão pouco recurso.

 
A partir dessa era em sua vida, sua carreira começara aaflorar, e Ana como sempre injetava cada vez mais investimento não sófinanceiro, como investia horas de seus dias em cursos, workshops, oficinas,passeios fotográficos e tudo mais que fosse conveniente para seudesenvolvimento tanto pessoal como profissional.

 
A veia empreendedora da profissional se despertou quando começou a desenvolver suas obras por meio de estúdios tanto de amigos como alugados, e trabalhou também fotografando a rotina e fazendo “miniensaios” de crianças em escolas e somente depois de ter adquirido tamanha experiência sentiu-se segurao suficiente para cobrir eventos em geral, incluindo festas, feira de negócios, fotografias documentais, (APPC, OAB, restaurante Almeida, apresentaçõesculturais de dança e teatro), entre outros.

 
A partir de 2000, o talento e qualidade das obras de Comparini é reconhecidoatravés de um grande contrato com a escola livre de dança da Secult de santos,em que é sua fotógrafa oficial e cobre todo o pré, durante e pós evento que vãodesde o ensaio até o espetáculo propriamente dito. Além dessa instituição, elatambém trabalha com outras diversas escolas e companhias de dança ao redorda Baixada Santista, e em 2002 trabalhou para uma grande agência de modelos, mantendo a mesma linha com os ensaios e eventos.

 
Após muito investimento e planejamento, em 2004 finalmente abriu seu primeiroestúdio de fotografia de onde tirou seu sustento e realização pessoal por grandeparte de sua história, porém só o manteve até meados de 2019, quandoresolveu encerrar essa fase de sua vida, com a cabeça sempre erguida, pararealizar um trabalho artístico e autoral de grande peso em sua jornada.  

 
Com a chegada da pandemia vários microempresários vieram a falência e infelizmente com Ana Comparini não foi diferente, teve seus planos frustrados e precisou fechar as portas de vez. Porém sua perseverança e paixão nunca deixaram com que ela se desse por vencida, mesmo em meio ao caos econômico que estava o país, sua criatividade e empreendedorismo deram as mãos para que ela pudesse se reinventar, e foi aí que começou a venderquadros com imagens autorais, com sucesso.

 
A fotógrafa hoje em dia continua realizando seus trabalhos em diversas áreas daprofissão, além disso, administra cursos e oficinas de fotografia, trazendo à tonaseu último trabalho que foi para a escola técnica de Cubatão chamado “oficina inspirações”