Perfil Fotógrafos | Ansel Adams

Perfil Fotógrafos | Ansel Adams
Por Yasmin Sá Freitas – FTI 2021-1
4095 Caracteres

 
Ansel Adams nasceu em 20 de fevereiro de 1902, em San Francisco, Califórnia, era filho de Charles Hitchcock Adams e Olive Bray.Ansel cresceu em uma casa que ficava entre as dunas de areia da ponte Golden Gate e quando tinha apenas 4 aninhos, houve um grande terremoto e incêndio que acabou o jogando no chão e quebrou o nariz.Ele era filho único e já era filho de pais praticamente idosos, pois havia nascido quando sua mãe tinha quase 40 anos. Em 1907 aconteceu que a família dele perdeu a fortuna que tinha e seu pai tentava recuperá-la.
 
Por conta de seu nariz quebrado, Ansel Adams teve dificuldade de se adaptar na escola e algum tempo depois, poderia ter sido diagnosticado com hiperatividade. Ele não teve sucesso em várias escolas que foi matriculado, mas conseguiu um diploma de legitimação por ter conseguido completar a oitava série, da Escola Particular Sra. Kate M. Wilkins.Ansel dedicava a sua vida à música e piano, porém aos 14 anos começou a fotografar com sua 1° câmera fotográfica, a qual ganhou de seus pais, a Kodak n°1.
 
Pouco tempo depois participou de uma associação dos EUA, o Sierra Club (1922), que abriu portas para o trabalho de fotógrafo.Em 1928, teve suas primeiras fotografias publicadas e expôs sua primeira coleção individual. Ansel já ganhava o bastante para se sustentar com 18 anos, deixando de lado o piano e a música para se dedicar à fotografia.1927 Ansel teve sua primeira fotografia totalmente vista, Monolith, The Face of Half Dome.Ansel conheceu o fotógrafo Edward Weston em 1927 e eles se tornaram mais importantes um para o outro, tanto como amigos como também colegas. Ambos fundaram o Grupo f/64, que trouxe uma visão nova da Costa Oeste na fotografia, direta para a atenção nacional.
 
O Museu De Young, em São Francisco, realizou uma exposição do grupo e em 1933 deu a Ansel sua primeira exposição individual.O nome de Adams teve fama no início de 1930 e fez sua primeira visita a Nova York em 1933, para conhecer o Fotógrafo Alfred Stieglitz o qual admirava bastante.Em 1933, a Delphic Gallery presenteou Ansel com sua primeira exposição em NY, teve seu livro publicado distribuído em 1935, pela Making a Photograph e Alfred deu aAnsel uma exposição no An American Place.
 
Mesmo com tudo isso, ainda estava falido e parecia não conseguir vencer a dificuldade e falta de dinheiro. No dia 6 de agosto de 1935, ele escreveu uma carta para Weston, que dizia: “Tenho estado ocupado, mas falido. Parece que não consigo passar por cima da cerca financeira. Adams passou a maior parte do seu tempo sendo fotógrafo comercial, e isso fez com que seus clientes fossem variáveis, como a Kodak, Yosemite, Zeiss e até mesmo uma pequena faculdade feminina.

 
Ansel Adams era ativista e lutava incansavelmente pela vida selvagem e ambiental, sempre estava participando de reuniões e suas fotografias se tornaram símbolos da América selvagem. Suas fotografias em preto e branco não eram tão realistas quanto a natureza, mas eram intensas e puras.Embora a paixão pela natureza fosse verdadeira, ele nunca fez uma fotografia voltada especificamente para a natureza ou fins ambientais.
 
Já em 1977, Adams escreve para seu editor, Tim Hill que seria castigado um por pequeno grupo de pessoas: ”Sei que serei castigado por um grande grupo de pessoas hoje, mas fui treinado para assumir que a arte se relacionava com a qualidade indescritível da beleza e que o propósito da arte era preocupado com a elevação do espírito (horrível noção vitoriana!!)”. Por suas fotos não terem um toque de humanidade ele foi criticado por isso, o fotógrafo francês Henri Cartier-a reason comentou: “o mundo está caindo aos pedaços e todas as fotografias de Adams e Weston são rochas e árvores”
 
Na visão de Ansel Adams, as fotografias dele retratavam locais e paisagens das quais seriam preservadas para sempre, por conta das fotografias dele e de seus colegas, uma grande quantidade de áreas ambientais são protegidas.Ansel Adams era conhecido como fotógrafo técnico e infelizmente veio a falecer em 22 de abril de 1984, devido a uma insuficiência cardíaca que foi agravada por um câncer.