Biografia da correspondente internacional Sandra Coutinho

Por Beatriz Santos

Nascida em 20 de julho de 1967, Sandra Coutinho obteve MBA em Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas, em 2010. Foi editora-chefe de Internacional na Globo News entre março de 2009 e fevereiro de 2010. Antes de seguir para os Estados Unidos como correspondente, Sandra morava no Rio. É casada com o jornalista e cinegrafista Anderson Gazio, que também trabalha no escritório da Globo em Nova York.

Passou a ser correspondente internacional da emissora em Nova York, em março de 2010. Até o final de 2015, foi comentarista e repórter da Globo News, com participação no programa Em Pauta, comandado por Sérgio Aguiar e nos demais noticiários da emissora. Uma cobertura que marcou sua carreira foi sua participação numa entrevista coletiva da presidente Dilma Rousseff, em julho de 2015, em visita oficial aos Estados Unidos: na Casa Branca, Sandra teve a sua pergunta à chefe do executivo no Brasil respondida pelo presidente americano Barak Obama. A correspondente da Globo News nos Estados Unidos ponderou sobre a ótica americana de avaliar o Brasil como uma “potência regional”. Obama se antecipou e disse: “Responderei em parte a pergunta que você acabou de fazer à presidenta. Não enxergamos o Brasil como uma potência regional, mas como uma potência global”.

A intervenção do presidente americano repercutiu como sendo uma “chinelada”, que no jargão da imprensa seria uma bronca do entrevistado. Para a repórter o episódio teve ótimo resultado: foi promovida. No Jornal Nacional logo após o episódio, William Bonner chamou uma reportagem de Sandra Coutinho e anunciou que ela passaria, a partir daquele dia,  a “colaborar também com o Jornalismo da TV Globo”. A repórter que já vinha sendo aproveitada pelo Jornal Nacional, assumiu em definitivo a posição deixada por Hélter Duarte, correspondente que retornou ao Brasil. A promoção de Sandra Coutinho foi muito bem vista nos bastidores da emissora.

Sandra estreou diretamente de Nova York, falando da tensão em Washington às vésperas do Dia da Independência dos Estados Unidos, para o Jornal Nacional. Ela continua a participar semanalmente do programa Globo News Em Pauta.