Perfil Fotógrafos | Karina Martins

Perfil Fotógrafos | Karina Martins

Por Amanda de Oliveira Silva – FPP 2022-1

4055 caracteres

 
 
Karina Martins, nascida na periferia de São Paulo, com apenas 23 anos, tem como foco fazer auto-retrativos, usando edições para aperfeiçoar suas fotos, criando cenas ilusórias e criativas. Seu estilo de fotografia é fotografar pessoas reais, mesmo que tenha efeitos em cima, as fotos trazem uma identificação para quem esta vendo as fotos dos ensaios, mesmo que a pessoa ache que não saiba posar para um ensaio, ela auxilia provando que todos conseguem, fazendo com que as poses fiquem mais realistas e naturais do que se fosse apenas com modelos profissionais.

 

No começo de tudo, em 2014, ela queria apenas tirar fotos descontraídas de objetos, paisagens que via e fotos de si própria e suas amigas, isso apenascomo hobbie e com o intuito de deixar seu perfil do Instagram bonito, mas com essas fotos ela acabou pegando gosto pela fotografia e foi levando isso mais a sério.

 

Um tempo depois, usando a câmera fotográfica que sua irmã tinha ganhado de aniversário, começou a fotografar com mais frequência e mais profissionalismo já que agora ela usava uma câmera e não mais um celular. Em 2018, decidiu largar à faculdade de publicidade e propaganda, e também seu emprego em uma empresa onde era publicitária, para tentar seguir a carreira que era apaixonada, no começo o seu medo era a questão monetária, pois uma carreira sólida era mais confortável, mas isso não a intimidou e ela continuou investindo seu tempo na fotografia.

 

Após deixar seu emprego de publicidade,virou assistente de uma fotógrafa, ganhando mais experiência na área, e juntamente ao emprego continuou fotografando usando os equipamentos do seu namorado fotografo, André Dayko, nada muito profissional até então, mas um passo gigante em relação ao começo de suas fotografias. Com vídeos e workshops foi se especializando nas edições de fotos,autorretratos, entre outras coisas, o motivo dela não possuir nenhuma formação é porque ela nunca achou necessário, já que a fotografia é algo livre, sem restrições, onde todo mundo é capaz de fotografar sem a necessidade de fazer uma faculdade ou algo parecido.

 

Provando sua teoria de que fotografia é paixão,Karina, sem nenhuma faculdade ou curso especializado, aumentou seu nível para profissional em apenas 3 anos. Apesar de gostar muito do mundo da fotografia, ela não tem uma inspiração concreta em apenas um fotógrafo, mas sim em imagens e fotos modernas e criativas de todos os fotógrafos, sendo famoso ou não, mas a principal motivação que acabou fazendo com que ela começasse a fotografar foi para deixar seu perfil do Instagram esteticamente bonito.

 

Em 2019, começou sua carreira de fotógrafa, focando também em cursos online workshops de edição de imagens, conteúdos criativos, entre outros. Agora, em 2022, é uma das fotografas mais influentes no Instagram, contendo mais de 200 mil seguidores em seu perfil. Depois de encontrar a carreira que realmente era apaixonada, ela busca dar oportunidades para outras pessoas que gostariam de ser fotógrafos com dicas,cursos grátis e pagos, além de vender presets para fotos prontos para qualquer pessoa poder ter suas fotos editadas com facilidade, contando com mais de 2 mil alunos em seus cursos online.

 

Suas fotos sempre são inovadoras e que seguemos conteúdos atuais da fotografia, sempre bem editadas com cores e conteúdos que chamam atenção do público. Uma das formas que Karina encontrou para ajudar seus seguidores a fotografar e se aperfeiçoar na fotografia foi criando desafios para eles com prêmios, e assim conseqüentemente, aumentando sua influencia no mundo digital.

 

Por ser uma das fotógrafas brasileiras mais influentes na atualidade, Karina quer mostrar para todos que a acompanham que é possível ser aquilo que tanto sonho em ser, basta ter força de vontade e correr atrás de começar, mesmo que com pouca renda ou equipamentos, o importante mesmo é buscar estudar,mesmo que por meio de vídeos gratuitos do YouTube, e melhorar suas técnicas com aquilo que temos em mãos.