Perfil Fotógrafos | Holly Andres

Perfil Biográfico Fotógrafos | Holly Andres
Por Jamille Farias Freitas | 3FN1 FTD 2022-2
5436 caracteres

 
Holly Andres é uma fotógrafa e diretora de Portland, conhecida por seus cenários cinematográficos estilizados, que invocam a rica história visual do cinema e da fotografia narrativa em suas obras, na maioria das vezes citando memórias pessoais e ficcionais da infância. Suas diversas séries exploram a transição para a feminilidade, apresentando protagonistas crianças ou adolescentes muito curiosas que exploram seu ambiente doméstico, semelhante aos romances teen pulp dos anos 1960 e 1970. Sua composição de paletas com cores ricas e estilizadas, conjuntos elaborados e iluminação dramática remetem aos thrillers de Hitchcock, a fotografia de moda e a fotografia de quadros.

Andres é uma artista multidisciplinar que trabalha com cinema, fotografia, escultura e intalação, ela também colaborou em curtas-metragens que foram apresentados no Portland International Film Festival, no Baltimore Women’s Film Festival e no Perpetual Art Machine em Nova York. Além de ter recebido seu BFA (Bacharelado em Belas Artes) da University of Montana em 2002, onde foi graduada em Desenho e Pintura, no entanto, foi após uma viagem a Paris, especificamente ao Centre Pompidou, que a fotógrafa se apaixonou pelo vídeo e pela arte fotográfica e decidiu fazer seu mestrado no Northwest Film Center Oregon, onde recebeu seu MFA (Mestre das Artes Plásticas) da Portland State University em 2004.

Foi somente após sua graduação que Andres cogitou trabalhar com a fotografia, de acordo com a artista, ela ficou intrigada com o potencial de congelar uma narrativa como um único quadro e descobriu como a fotografia poderia estetizar melhor seus conceitos. Holly ainda afirma que é fascinada pelo legado da fotografia ser percebida como agente da verdade, e que reconhece isso como uma ferramenta poderosa que não é inerente às formas de arte mais tradicionais.

Desde 2007, a carreira de Andres disparou. Sua série Stories from a Short Street foi exibida em galerias de Portland a Nova York, e Andres foi convidado a participar da Bienal de Oregon de 2007 do Portland Art Museum. Esse sucesso inicial levou à sua primeira exposição individual no MAM em 2008. Holly era a caçula de 10 filhos, e esta série se concentrou em memórias de sua infância, com momentos específicos de crescimento em uma grande família relembrados e recriados em grandes formatos de fotografias vivas com cores exuberantes e iluminação dramática.

Holly Andres assume trabalhos editoriais e comerciais, onde atualmente fotografa com uma Canon 5D Mark III. No início de sua carreira fotografava principalmente fotografia de belas artes, mas aos  poucos seu trabalho se ramificou em  atribuições editoriais para a New York Times Magazine, Magazine, TIME, The New Yorker e The California Sunday Magazine. Suas fotografias de belas artes foram apresentadas na Art in America, Artforum, Exit Magazine, Art News, Modern Painters, British Journal of Photography, PDN, American Photo, Oprah Magazine, Glamour, Bust, and Art Ltd. Para seus trabalhos comerciais a fotógrafa é representada pela Hello Artists, enquanto para seus trabalhos de belas artes, ela é representada pela Robert Mann Gallery (Nova York), Robert Koch Gallery (San Francisco), Jackson Fine Art (Atlanta) e Charles A. Harman Fine Art (Portland).

A fotógrafa foi destaque em variadas exposições e potências da mídia, como TIME, Vanity Fair e ESPN, para citar apenas alguns. Em Art Lt., foi considerada uma das 15 artistas emergentes da Costa Oeste com menos de 35 anos. Ela também ensinou artistas promissores na Portland State University e na Pacific Northwest College of Art lecionando aulas de vídeo e fotografia. E teve exposições individuais em Nova York, Los Angeles, São Francisco, Atlanta, Seattle, Istambul, Turquia e sua base em Portland Oregon.

Seus trabalhos resultaram em inúmeras bolsas e prêmios incluindo o PDN Photo Annual in Advertising de 2016 para uma campanha que ela fez em colaboração com a Saks Fifth Avenue e Refinery29, bem como os prêmios AI-IP American Photography por recursos na The California Sunday Magazine e TIME.

Em 2021, mostrou seu talento para a criação de cenas elaboradas quando dirigiu o videoclipe de “Violets for Your Furs” de M. Ward. A música foi escrita em 1941 e essa estética pode ser vista nas imagens com falhas que compõem a filmagem. Sempre dedicada ao momento perfeito, Holly incendiou um sofá, mergulhou seus restos na água e o levou para casa para garantir que o cenário do vídeo tivesse a sensação apropriada para combinar com a música nostálgica.

Holly exibe sua paixão pela fotografia e a arte através de suas obras, não medindo esforços para a realização destas, consolidou sua posição no meio fotográfico se destacando com a originalidade e criatividade presentes nos seus trabalhos, e obteve diversas premiações mostrando o reconhecimento que conseguiu conquistar com eles, suas exposições em galerias e museus atraem espectadores que se fascinam com suas imagens sombrias, misteriosas, brilhantes e espirituosas. Dessa forma, se espera que continue a desenvolver seus trabalhos pessoais e que seu impulso criativo sirva como inspiração para outras pessoas, além de continuar com sua constante evolução em seu trabalho comercial/editorial e pessoal.

A fotografia de Holly Andres também pode ser encontrada em seu perfil no Instagram (@hollyandres), na plataforma ela conquistou mais de onze mil seguidores que se envolvem com seu trabalho, tanto pessoal quanto profissional.