Perfil Fotógrafos | Platon Antoniou

Perfil Biográfico Fotógrafos | Platon Antoniou
Por José Rodrigo da Silva Lamberti | 3FN1 FTD 2022-2
4497 caracteres
 
Platon nasceu em 20 de abril de 1968 na Grécia. Seu pai, Jim Antoniou, já falecido, era um arquiteto e ilustrador grego, enquanto sua mãe é historiadora de arte. Platon é casado e tem dois filhos. Foi criado onde nasceu e se mudou para a Inglaterra somente aos 8 anos de idade. Platon estudou Design Gráfico na Escola de Arte de Saint Martin, onde teve sua primeira experiência com a fotografia. Logo em seguida, iniciou seu mestrado em Artes Plásticas no Royal College of Art, onde conheceu seu instrutor e mentor John Hind, diretor criativo da icônica revista Vogue. Após trabalhar na Vogue Britânica por vários anos consecutivos, Plantou foi convidado a trabalhar com o falecido ex-presidente John Kennedy Jr. em sua sua revista política “George”, localizada em Nova York.
 
Tendo fotografado várias personalidades e instituições internacionais, incluindo Rolling Stone, New York Times Magazine, Vanity Fair, Esquire, GQ e Sunday Times Magazine, Platon desenvolveu um relacionamento especial com a revista Time, produzindo mais de 20 capas para eles. Em 2007, fotografou o primeiro-ministro russo Vladimir Putin para a capa de Personalidade do Ano da mesma. Imagem premiada em 1º lugar no World Press PhotoContest.
 
Em 2008, assinou um extenso contrato com a New Yorker. Como fotógrafo da equipe, produziu vários ensaios fotográficos em grande escala, dois dos quais ganharam prêmios ASME em 2009 e 2010. Os portfólios de Platon na New Yorker se concentraram em temas como as Forças Armadas dos EUA, retratos de líderes mundiais e o Movimento dos Direitos Civis. Já em 2009, Platon juntou-se à HumanRightsWatchpara ajudá-los a celebrar a luta por igualdade e justiça em países reprimidos por forças políticas.
 
Esses projetos destacaram os defensores dos direitos humanos da Birmânia, bem como os líderes da revolução egípcia. Após sua cobertura da Birmânia, Platon fotografou Aung San Suu Kyi para a capa da Time – dias após sua libertação da prisão domiciliar. Em 2011, Platon foi homenageado com um Prêmio Peabody pela colaboração no tema da Sociedade Civil da Rússia com a revista The New Yorker e a HumanRightsWatch.
 
Platon publicou quatro livros de suas obras: PLATON’S REPUBLIC [Phaidon Press, 2004], uma retrospectiva de seus primeiros trabalhos; POWER [Crônica, 2011], cem retratos dos líderes mais poderosos do mundo; CHINA: THROUGH THE LOOKING GLASS [The Metropolitan Museum of Art, 2015], em colaboração com The Metropolitan Museum of Art, e SERVICE [Prestel, 2016], dedicado aos homens e mulheres das Forças Armadas dos Estados Unidos, suas feridas físicas e psicológicas , seu valor extraordinário e as emoções ferozes que cercam aqueles que servem.
 
Platon é um comunicador e contador de histórias representado pelo Washington Speakers Bureau. Ele foi convidado para ser palestrante sobre liderança no Fórum Econômico Mundial em Davos, Chanel, Nike, Yale University, Oxford University, WhartonUniversity, National Portrait Galleryem Londres e InternationalCenter of Photography em NY. Ele também apareceu em uma série de mídias de televisão, incluindo Charlie Rose (PBS), Morning Joe (MSNBC), FareedZakaria’s GPS (CNN) e BBC World News.
 
O trabalho de Platon foi exibido em galerias e museus ao redor do mundo. Ele expôs em Nova York na Matthew MarksGallery e na Howard Greenberg Gallery, bem como internacionalmente na Colette Galleryem Paris, França. A Sociedade Histórica de Nova York exibiu uma exposição individual das fotografias dos Direitos Civis de Platon, que permanecem como parte da coleção permanente do museu. Outras coleções permanentes com a fotografia de Platon incluem o Museu de Artes Fotográficas da Flórida, em Tampa, Flórida, e o Museu de Fotografia Westlicht, em Viena, Áustria, e a Galeria Nacional de Retratos da Escócia, em Edimburgo.
 
Em 2013, Platon fundou uma fundação sem fins lucrativos chamada The People’s Portfolio. A fundação é aspirante de uma linguagem visual que rompa barreiras, expanda a dignidade, combata a discriminação e convoque o público para apoiar os direitos humanos em todo o mundo. Também atuou como Diretor Criativo Geral do Centro de Direitos Civis e Humanos em Atlanta, GA. Platon está atualmente no conselho de Artes e Cultura do Fórum Econômico Mundial e atua como administrador da Iniciativa de Crescimento Econômico e Inclusão Social.A obra da vida de Platon é tema de um documentário da Netflix, Abstract: The Art of Design.