Visita Técnica ao Sesc Santos

Por Karen Farias – FIC 2023-1

No primeiro momento, nos reunimos em frente ao teatro e fomos recebidospelo técnico responsável técnico pela iluminação dos espetáculos, Alexandre Amorim. Ele nos contou sobre seus mais de 20 anos de experiência na área e explicou sobre asdiversas funções que existem dentro do teatro, já que muitas vezes énecessário que um profissional desempenhe várias tarefas diferentes.
 
Ele nos contou curiosidades sobre o teatro e explicou que muitas coisas nãosão mais utilizadas, como efeitos com água, fogo e animais. Também falousobre o festival Mirada, que passa pela cidade e é patrocinado pelo SESC. Alexandre explicou sobre a maquinaria que movimenta as cortinas, telões de Led e objetos pesados que precisam entrar no palco. Nesse teatro, ainda é manual, utilizando um sistema de cordas e pesos para criar contrapesos e mover osequipamentos.Antes de assistirmos ao ensaio, o técnico nos mostrou o “Ponto Zero”, ondeficam os equipamentos que controlam a iluminação e o som.
 
Esse ponto éestrategicamente localizado para que possam ter a melhor percepção decomo o público receberá as informações técnicas do espetáculo. Todo oespetáculo, desde a parte técnica até a artística, é planejado com meses deantecedência. O caderno com todas as especificações é entregue àsunidades participantes do SESC três meses antes, para que possamadaptá-lo ao seu teatro e limitações.O técnico explicou que as funções dentro do teatro são diversas e todasrepresentam um papel importante para que o trabalho funcione.
 
As voltagenssão padrão e é possível controlar a potência da luz para atingir diferentesníveis de luminosidade. A montagem do espetáculo demorou cerca de umasemana, com a formação das luzes, montagem de cenários e outros detalhestécnicos. A desmontagem geralmente leva em torno de um a dois dias paraser realizada.Foi muito interessante aprender sobre o trabalho técnico dentro do teatro ecompreender como tudo é cuidadosamente planejado para proporcionar umaexperiência única ao público.
 
Para mim, acompanhar de perto toda a técnica envolvida em um trabalho profissional artístico foi muito inspirador, ainda maissendo aqui na cidade. Isso me fez perceber que as estruturas para os nossos sonhos profissionais existem, só temos que nos aprimorar cada vez maispara que um dia possamos alcançá-las.