Visita Técnica ao Sesc Santos

Por Marco Aurélio Machado Junior – FIC 2023-1

A visita no SESC foi uma experiência de interesse imediato, principalmente ao saber que seria falado sobre os bastidores e seus equipamentos. Como estudante de produção audiovisual, qualquer conhecimento que agregue algum conhecimento na área é bem vindo. Apesar de me interessar genuinamente pelo áudio (efeitos sonoros e música) o que me chamou mais atenção foi a  iluminação.
 
O como é feita, como a teoria das cores é aplicada, os efeitos de fumaça para dissipar mais a luz e dar mais profundidade a mesma. Foi uma imersão audiovisual muito grande. O trabalho realizado no teatro é gigantesco. É impressionante saber um pouco do que ocorre por trás das cortinas. O número de profissionais que é requerido, o tanto de trabalho que é feito para fazer com que uma hora e meia de peça ocorra é surpreendente.
 
Cada canto do teatro era um conhecimento novo sendo agregado. O teatro é um espaço gigantesco e, o que me impressionou, é a possibilidade de ele se transformar por completo em outros modelos de teatro, como o teatro Romano ou Italiano. Mesmo que não seja utilizado, seja por não ser muito requisitado pelos organizadores de alguma peça, ou por ser inviável na execução, é impressionante saber a capacidade que o mesmo carrega.
 
Afinal, imaginava que o espaço fosse menor. Saber também os tipos de elementos cenográficos que já tiveram que ser transportados para dentro do palco, incluindo seu peso, é de se assustar. Trazer uma peça de meia tonelada vinda de outro país de navio para fazer uma apresentação? Não dá para imaginar o trabalho que se teve na hora de transportar, até chegar ao teatro. O trabalho no teatro é maior do que eu imaginava. Certamente é algo de se admirar.