Visita Técnica ao Sesc Santos

Por Victor Yan – FIC 2023-1
Durante a visita guiada ao teatro do SESC em Santos tive a oportunidade de verde perto como funcionam as técnicas de iluminação, som, cenografia e efeitos especiaisutilizados nas peças teatrais. Fiquei impressionado com a complexidade dos equipamentose a habilidade dos profissionais que trabalham no teatro.Ao longo da visita, pude percorrer diversos andares do teatro e conhecer a área deurdimento, onde ficam as talhas responsáveis por movimentar o painel de led de meiatonelada e o local de produção de efeitos.
 
Além disso, aprendi que existem diversas profissões envolvidas no teatro e que muitasvezes uma mesma pessoa acaba acumulando várias funções. Entre as profissões citadas,estavam o maquinista, responsável por mexer nas máquinas de subir e descer varas, e ostécnicos de som e luz, que controlam os efeitos sonoros e luminosos da peça.
 
Fiquei surpreso também ao descobrir que o SESC tem um acervo onde é exibido gravaçõesdas peças e que o processo de montagem de uma peça pode levar vários dias, desde acriação até a estreia. Com isso, pude perceber o quanto de trabalho e dedicação énecessário para se criar uma peça teatral.Perguntei sobre a teoria das cores e a resposta foi bem positiva. As cores despertamsentimentos, causam sentimentos diferentes nas pessoas. Então numa peça de teatro,quando há muita repetição de uma determinada cor, seja o vermelho, o azul, amarelo ou poraí vai, cada uma pode representar uma sensação a ser causada no espectador.
 
A psicologia das cores: A experiência que a gente tem com as cores.Com a cor X nós temos sentimento Y. Não é uma verdade universal, isso tudo é baseadoem experiência. O vermelho por exemplo é uma cor que se assemelha ao sangue e aofogo, então dá para fazer o paralelo com intensidade: seja paixões, amor, ódio, emoçõesfortes em geral. O azul, ao contrário do vermelho (até mesmo no espectro de cores), éfortemente ligado à cor do céu, do mar, então representa imensidão, equilíbrio e paz.O azul também é associado ao estado de frieza, vazio e solidão. Por isso também ele émuito associado à depressão, ou então também é uma cor tranquilizante, nos hospitaismesmo há muitos tons de azul, para denotar firmeza e lealdade.
 
Geralmente é trabalhado com cores o postas, se você por exemplo pegar o espectro de cores, como se fosse umcírculo, se traçar uma linha de uma cor a outra, conseguirá ver qual a cor oposta, porquegeralmente cores opostas trabalham muito bem juntas. A própria peça “Uma Leitura dos Búzios”, possuía tons de azul e vermelho muito presentes, que são cores análogas uma àoutra.Por fim, foi interessante saber que muitas das técnicas utilizadas no teatro têm origem nasnavegações, como é o caso do conceito de subir e descer varas, que veio das caravelas.Com isso, pude aprender um pouco mais sobre a história por trás das técnicas utilizadas no teatro. No geral, a visita guiada ao teatro do SESC em Santos foi uma experiência enriquecedora e divertida.