Perfil Fotógrafos | Damon Baker

Perfil Biográfico Fotógrafos | Damon Baker
Por Giulia Ozores | 3FM1 FPP 2023-1
5531 caracteres

Damon Baker nasceu em 19 de setembro de 1991 na Inglaterra e cresceu com seus irmãos mais novos até 17 anos de idade quando abandonou a escola e com um dinheiro que havia guardado comprou sua primeira câmera canon 450d que usava para se divertir e tirar fotos com os amigos, Damon não gostava apenas da fotografia, mas sim do todo, de se vestir de várias formas, do equipamento, de como você pode manipular uma imagem, ele se interessava desde mais novo pelo todo que vinha junto com a fotografia. Em seguida fugiu de casa para Nova York para seguir seu sonho e amor pela fotografia.

Depois de entrar nas agências, revistas, gravadoras, com nada além de um coração acelerado e algumas fotos tiradas por ele dos seus amigos e pessoas desconhecidas em um ipad quebrado, Baker assinou com a agência Jed Root uma das principais agências de gerenciamento de artistas do mundo, que contatou ele pelo Facebook e depois de algumas reuniões começou a dar modelos para ele fotografar. Assim, em 2008, Baker estava apenas começando sua carreira e fazendo movimentos que consolidariam seu lugar como um dos principais artistas da cultura popular hoje. Ao longo de uma década de Baker com a fotografia, ele desenvolveu uma abordagem estética única para sua arte.

E essa é uma das qualidades artísticas mais únicas de Baker, sua estética. Conhecido por seu uso dramático de retratos, Baker utiliza apenas uma câmera de filme e sua visão artística para criar fotografias que exalam vulnerabilidade, autenticidade e um senso de sexualidade crua que atrai o público. Ainda mais, o uso do filme em preto e branco por Baker joga com esse tema central do drama, porque o contraste distinto de suas imagens resulta em um retrato cru de cada indivíduo que ele captura. Em uma entrevista disse que não se considera uma pessoa muito colorida e que o preto e branco o encanta de uma forma pessoal que o colorido não o toca dessa mesma forma, além de achar o preto e branco dramático e atemporal.

Atualmente viaja bastante entre Nova York, Londres e Los Angeles, mas que o seu lugar é Londres, diz que Londres oferece a cada rua o tipo de pessoa que ele admira, diz que aonde ele for ele acha pessoas interessantes na rua, ama pessoas que não tem limites, que sabem se vestir e tem personalidade suficiente para serem elas mesmas. Baker diz que sua inspiração pode vir de qualquer coisa a sua volta, mas que principalmente pessoas e a pessoa que ele está fotografando.

Ama conhecer pessoas e suas personalidades, e que no começo de sua carreira antes de começar o ensaio fotográfico ficava um tempo conversando e fumando um cigarro com o modelo que nunca viu antes por que gosta, se interessa e acredita que com esse contato ele consegue ser ele mesmo e o modelo também na hora do ensaio, nos dias atuais ainda tem essa conversa com os modelos, mas não com tanta frequência. A maioria das pessoas que Baker fotografa tem aproximadamente a mesma idade que o mesmo, logo, tem os mesmos interesses e ideais, o que também faz com que os modelos se sintam mais à vontade na frente da câmera. Não admira o trabalho de uma pessoa específica, mas de todas as pessoas. As pessoas que mandam seu próprio trabalho por e-mail, aquelas que só fazem parte e passam pelo processo e ficam animadas com seu próprio trabalho e que querem compartilhar com todo mundo, admira todas as pessoas que criam trabalhos lindos todos os dias.

Nos ensaios acredita que quando você está fotografando alguém é um momento de conexão bem pessoal e que sente necessidade de conhecer quem está posando para ele. Seu segredo é tratar todo mundo como se fosse melhor amigo dele, principalmente os modelos. Gosta de estar envolvido em toda a produção, nas escolhas de roupas, cabelo e maquiagem, mas não no sentido de querer dar opinião, mas sim de assistir e saber a opinião das outras pessoas, acredita que é assim que o ensaio acontece perfeito, quando tudo e todos se juntam. Para produção do ensaio costuma ir de mente aberta, sem seguir regras e sem se limitar, as ideias surgem quando olha para as roupas, maquiagem e cabelo e o assunto, todas as ideias se alinham e sempre dá certo no final.

O fotografo utiliza sua estética única e talentos inegáveis para colaborar com alguns dos maiores atores, cantores, modelos e lendas da cultura pop da atualidade. Já trabalhou também com grandes marcas como Vogue, Vanity Fair, French Numero, GQ e Wonderland & i-D, suas colaborações com celebridades, como Rami Malek, Lili Reinhart e Cameron Dallas, ajudaram a aumentar sua visibilidade e construir sua base de fãs dedicada. Mesmo com uma bela visibilidade Damon ainda diz sobre seus sonhos e quem quer fotografar, desde mais novo seu sonho é ter a chance de fotografar a Rihanna por ser o tipo de pessoa que o interessa, sem limites, confiante e sexy, e que seria o ensaio perfeito com o estilo dele.

Baker usa a ajuda de suas plataformas de mídia social para se conectar com seus seguidores e dar-lhes acesso aos bastidores da sua vida, sua luta contra o alcoolismo, saúde-mental e da intenção por trás de suas fotografias. A relação que ele cultiva com seus seguidores é o que continua a aumentar sua popularidade entre o público mais jovem e mais velho. Instagram é sua plataforma utilizada como portfólio e pessoal.