Perfil Fotógrafos | Jhenifer Aulicino

Perfil Biográfico Fotógrafos | Jhenifer Aulicino
Por
Paulo Minoru Tamashiro Raposo | 3FM1 FPP 2023-1
3281 caracteres

Jhenifer Aulicino nasceu em Poço de Caldas, Minas gerais, mas atualmente mora em Santos e tem 20 anos de idade. Cursou fotografia na Faculdade Belas-artes em São Paulo durante 2 anos. Começou sua trajetória no ramo em 2021, porém em seu início teve dificuldades de achar clientes, como muitos novatos da área. Em determinado período, foi contratada para realizar pequenos ensaios e com o tempo foi se aperfeiçoando. Ao passar do tempo, seu trabalho ganhou reconhecimento e foi chamada para participar de vários tipos de fotografia, tanto still como eventos. No final de 2021 foi chamada para trabalhar no canal Off durante 1 mês fazendo freelas.
 
Em 2022 começou a trabalhar para diversas empresas e agências de modelo como Max Fama, Ford Models e por algum tempo na Casa Vogue. Atualmente Jhenifer trabalha de forma autônoma, realizando ensaios fotográficos, participando de eventos e edições de vídeo. Em seu percurso utiliza dois tipos de câmeras, a Canon EOS Rebel T7 e Canon EOS Rebel T8i, além de lentes de 18-55mm, 50mm, 18-135mm e acessórios como flash (para maior controle de luminosidade), rebatedor(manipulando a luz do ambiente que incide sobre a foto), rádio, cartões de memória, tripé e materiais de limpeza para não haver acúmulo de poeira e umidade nas câmeras e lentes.
 
Seus tipos preferidos de fotografia são Still (fotografia parada, sem movimento), documental e paisagem. Jhenifer escolheu a profissão de fotógrafa pois sempre admirou o mundo das artes e com 15 anos, despertou interesse e descobriu a fotografia como um meio de sair da realidade e mostrar para as pessoas a forma de como ela vê o mundo. Mais do que registrar momentos, as fotos nos transmitem mensagens, contam histórias e nos geram impactos e reflexões. Sabemos que os fotógrafos competentes que passam por obstáculos, se adaptando a diversos lugares e ocasiões, têm esse poder de gerar um sentimento a partir de uma única fotografia.
 
Jhenifer diz que usa como referências e inspirações trabalhos de Robert Eggers, um diretor de cinema, roteirista e designer deprodução americano, conhecido por seus aclamados filmes de terror The Witche O Farol, e outros nomes como Robert Richardson, Hoyte van Hoytema, JohnAlcott, Cindy Sherman, Steve McCurry, Vanilson Coimbra (br) e Fred Pompermayer (br).Para ter sucesso como profissional é preciso criar oportunidades como dominar diferentes estilos fotográficos e técnicas. É muito comum fotógrafos iniciantes se sentirem inseguros, com medo de errar e até pensarem em desistir muito antes de tentarem, mas é algo que pode ser solucionado de maneira simples ecalma.
 
Geralmente algumas pessoas encaram a fotografia como um hobby, ese julgam por não receberem credibilidade e reconhecimento, portanto é preciso levar a profissão a sério, treinando suas habilidades, conhecer seu material de trabalho, mantendo-se sempre informado e organizado e se planejando para futuros eventos.
 
Os desafios de um fotógrafo fazem parte desua evolução, saiba apenas como dominá-los. Um conselho de Jhenifer para futuros profissionais de fotografia e audiovisual que estão no começo de sua jornada é “sempre esteja atento ao mercado de trabalho, pois os nichos vão crescendo cada vez mais e nunca deixe uma ideia para trás, coloque-a em prática já”