Perfil Fotógrafos | Marcos Alonso

Perfil Biográfico Fotógrafos | Marcos Alonso
Por Isabella Oliveira3FM1 FPP 2023-1
4280 caracteres

Marcos Alonso, atualmente com 33 anos, é fotógrafo profissional e conta com uma vasta experiência na área. Mas antes mesmo de falar sobre sua carreira, vamos abordar um pouco sobre sua história e de onde veio a paixão pela fotografia. Marcos nasceu e foi criado na Zona Oeste da cidade de São Paulo, sempre teve interesse por imagens, skate e arte no geral. Antes de ter seu primeiro contato com a fotografia Marcos trabalhava como office boy durante dois anos para um escritório de engenharia, foi então que um primo, fotógrafo de moda, o indicou para começar a trabalhar com essa área. Ele saiu do escritório e começou sua jornada na fotografia, na qual nunca havia pensado em trabalhar, mas se apaixonou rapidamente pela profissão.
 
E assim, em 2008 aos 18 anos iniciou sua carreira como assistente de fotografia na agência de publicidade DM9DDB, por lá trabalhou com diversos fotógrafos renomados do mercado da moda e publicidade. Seus instrumentos de trabalho eramas lentes e câmeras Canon, das quais ainda usa, flashs Profoto e Makos, luzes de leds eram usadas e para luz contínua fresneis Telem de diferentes voltagens.
 
Ao longo dos anos passou por várias vertentes da fotografia conforme ia adquirindo experiência, por ser uma profissão muito ampla, um exemplo de meios nos quais estudou e amou trabalhar são os comerciais, sociais e artísticos. Todo seu conhecimento foi adquirido graças aos seus mentores, aprendeu tudo na pratica e através de livros e todo tipo de conteúdo que conseguia ter acesso. Hoje mantém uma carreira consolidada como fotógrafo profissional na publicidade, mas sua maior paixão é a criação de seus projetos pessoais voltados à arte.
 
O fato desses trabalhos nunca serem iguais, não possuírem uma rotina concreta, sempre ter pessoas diferentes envolvidas e situações diversas, o fascina. Além de seus lindos trabalhos artísticos, se dedica também a projetos sociais, por exemplo, registrando imagens das maiores periferias de São Paulo e criando projetos fortes como os que desenvolveu juntamente ao Hospital Emílio Ribas e o Hospital das Clínicas, registrando todo o processo pandêmico desde seu início até agora. Seu interesse pelo cinema também é grande, e já possui diversos trabalhos em vídeo já lançados. No meio publicitário e comercial já trabalhou com marcas grandes do mercado brasileiro como,
 
O Boticário, Quem Disse Berenice, Piraque, Prudence, Chilli Beans, Bohemia Puro Malte, e grandes celebridades e artistas como Anitta, Zaac, Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine, Sandy, Junior, Gabriel Medina, Debora Secco, Pabllo Vittar, Fernanda Lima, Windersson Nunes, Tiago Leifert, Ludmilla, Luisa Sonza, Juliette, Rodrigo Santoro, Carla Diaz, Alok, Romana Novais, Antonio Fagundes, Dani Calabresa, Lenine, Rafael Portugal, Zé Felipe, Leonardo, Zeca Pagodinho, Rafa Kalimann, Jade Picon, Giovanna Ewbank, Ana Clara e entre muitos outros.
 
Trabalhou também com o cineasta, diretor e criador de empresas como Kondzilla, Netflix Brasil e Paramount+ Brasil, Thiago Eva e a gravadora Casa Marighella.Para ele, não só a prática do esporte, mas a filosofia de vida que o skate e o surf possuem, têm inspiração na sua fotografia, pois é imerso na arte por existir muita cultura, como na moda, música, arte de rua, clipes e estilos diferentes de praticar o esporte.
 
Por viver em uma cidade grande, ele traz essa analogia, pois assim como na fotografia, existem muitas possibilidades. Marcos sempre teve como referência os precursores da fotografia, como, Henri Cartier bresson, Ford Capa, Helmut Newton, Richard Avedon, Pierre Verger, StevenMeisel, Irving Penn, Mark ferrez, Gordon park, Guy Bourdin, Patrick demarchelier e Sebastião Salgado. Mas além de fotógrafos, ele se inspira em cineastas e diversos artistas de todas as áreas deste âmbito.
 
Como um conselho e sobre a fotografia, é possível destacar suas seguintes palavras: “Depois que entendi lá atrás, nos meus primeiros anos de fotografia, o tamanho do impacto que é essa documentação visual, consegui entender que a imagem é apenas a cereja do bolo, e que na realidade, toda a bagagem que a fotografia proporciona é muito maior, te colocando em um lugar de compaixão por tudo aquilo que se observa, porque no final tudo é detalhe”.
 

Website

https://linktr.ee/marcosalonso

Instagram
https://www.instagram.com/marcosalonso.photo