Perfil Fotógrafos | Rogério Amorim

Perfil Biográfico Fotógrafos | Rogério Amorim
Por Vanessa Caroline | 4FN1 FTI 2023-1
3016 caracteres

Rogério Amorim, paulista, tem 56 anos e, é mais de 30 anos como fotógrafo profissional, iniciou na fotografia como um hobby, quando era garoto já gostava de fotografia. Com 4 anos de idade, Rogério estava deitado na cama com o fêmur direito quebrado quando num vacilo de sua mãe pegou uma câmera (Ferrania) que só fazia fotos em preto e branco e fotografou seus pais, assim saiu o seu primeiro clique.

Tempos depois começou usar uma “xeretinha” que já fazia fotografias coloridas, depois passou a usar uma Frata UF-2 que já usava filme 35mm, dali para frente sua paixão só aumentou e Rogério sempre lia as revistas de fotografia da época, como a revista “Iris Foto” entre outras e assim foi aprendendo cada vez mais.  Mais pra frente começou a trabalhar em um lugar que te dava mais condições para gastar mais com filmes e revelações das fotos que fazia.

 Quando uns amigos vieram do Japão e lhe trouxeram uma Canon Eos 650, com ela ele conseguiu trabalhar e desenvolver mais sua fotografia, pois conseguia colocar em pratica o que ia aprendendo nas revistas. Rogério sempre frequentava a Casa da Cultura e o Centro Cultural SP onde acabou lendo muitos livros de fotografia e ganhou um curso ABRA Fotos.

O fotógrafo sempre foi autodidata e devorava livros e apostilas aprendendo técnicas, desde as mais básicas as mais avançadas. Depois da Canon Eos 650, Rogério teve uma Eos 5 e hoje em dia, tem uma Canon 30D e usa como principal uma Canon 7D. Profissionalmente Rogério iniciou em 1992.

“Demorei muito para trabalhar com a fotografia porque eu teimava muito. O pessoal da minha idade não acreditava nisso de poder trabalhar com prazer. Eu fui trabalhar em um banco para fazer um curso de tecnologia, quando eu levei umas fotos para mostrar a um colega e o gerente do banco viu, parou e pediu pra ver as fotos e começou a falar sobre técnica que eu havia usado nas fotografias e me questionou do porquê eu estava ali porque era pra eu trabalhar com fotografia.

“Aquilo ficou na minha cabeça até que um dia eu resolvi trabalhar com fotografia e fui comprando algumas coisas que eu precisava. Conversei com um dos gerentes que conseguiu me mandar embora e pude pegar uns trocados para poder comprar algumas coisinhas, comprei um flash Frata que na época era muito usado para flash auxiliar. Depois disso peguei muitos eventos sociais, casamentos, festas de debutantes, eventos de empresas, festas infantis, peguei até fotografia de implantes dentários, cirurgia (risos)”.

“Fotografei esportes, books e tinham fotos que fazia para mim mesmo quando via alguém, alguma atitude, fotos de objetos. Algumas de suas frases ditas na conversa: “O fotografo conduz o olhar das pessoas. A sensibilidade do fotografo combinado com a técnica é que faz a diferença. Sebastião Salgado é realmente um mestre no que ele faz. “Tem um trabalho excepcional”

Sobre a técnica fotográfica, Rogério Amorim salienta: “Nem sempre a pessoa que tem uma técnica vai fazer a melhor imagem.
Às vezes você vai encontrar pessoas com uma sensibilidade visual muito grande e acabam transmitindo isso com mais facilidade”.

Website:
http://afotografia.users.micso.fr

Website:
https://telegra.ph/Amorim-fotografia-05-11