Perfil Fotógrafos | Ziqian Liu

Perfil Biográfico Fotógrafos | Ziqian Liu
Por Nathalia Borralho3FM1 FPP 2023-1
3030 caracteres


Ziqian Liu é uma fotógrafa chinesa independente, ela nasceu em 1990 na China, se formou na Faculdade University of Technology Sydney em 2015 e só foi começar a fotografar a partir de 2018, com sede em Xangai. O seu trabalho todo consiste em autorretrato, ela combina corpo, plantas e imagens espelhadas, buscando em suas fotos o equilíbrio da coexistência pacífica entre os humanos e a natureza. No quesito de apresentação visual, as fotos trazem imagens tranquilas com o senso de rigor e ordem.
 
Nos seus trabalhos, dificilmente a fotógrafa mostra o seu rosto intencionalmente porque ela quer que o espectador imagine que na foto o corpo pode representar qualquer pessoa, ou seja, diversos espectadores, diversas percepções sobre seus trabalhos (e é justamente o que a fotógrafa acha mais interessante e emocionante na fotografia).
 
O seu trabalho consiste em dois temas principais, o primeiro é sobre a simbiose entre o ser humano e a natureza, minuciosamente pode-se dizer que os seres humanos são iguais (vivemos no mesmo mundo, respiramos o mesmo ar, tolerância mútua). Ela procura encontrar no seu trabalho um estado de harmonia entre o ser humano e a natureza, pleno de paz e emoção, pois, nesse estado de simbiose, a beleza estará “mais corporificada”. Já o segundo tema aborda sobre perspectiva, onde Liu tenta transmitir nas fotos a mesma em ângulos diferentes para descobrir diferentes descobertas.
 
Não serve para só para coisas, mas também para entendermos os outros e nossos corações. Entretanto o seu desejo por ordem e simetria é mais profundo, tanto na aparência das coisas quanto nos padrões de interação humana, mas isso acaba sendo muito idealista porque a sociedade não é equilibrada, tendo as suas imperfeições.
 
Em seu trabalho, a imagem no espelho representa o mundo idealizado em que ela deseja viver, e a integração com o exterior é apenas um lembrete para respeitar e reconhecer o desequilíbrio no mundo real, mas também para aderir à ordem e aos princípios de nossos corações. Em suma, Ziqian Liu deseja dar ao seu público um pequeno mundo calmo, mas não plano. Ela também quer mostrar em seus trabalhos as mulheres por fora com sua força interior suave e delicada, e uma de suas expectativas, por isso a escolha de trabalhar com autorretrato, pois assim ela tem a possibilidade de se conhecer melhor e de se comunicar melhor também.
 
A fotógrafa também deseja desacelerar. Ziqian Liu já fez exposições em Paris, Hong Kong, Londres, Roma, Los Angeles, Milão, Verona e Torino. Os seus retratos são feitos em casa, feitos na sala e num estúdio, utilizando espelhos, frutas e flores. Os artistas que mais influenciaram Ziqian no mundo da fotografia são: Brooke Di Donato e Anastasia Lisitsyna.
 
A dica que a fotógrafa dá para os jovens que queiram trabalhar com fotografia é: “ter confiança em nós mesmos, tentando não imitar. Não existe trabalho bom, ruim, bonito ou feio. Basta que o trabalho venha do coração e seja sincero”.