Perfil Fotografos | Lucas Teodoro

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Lucas Teodoro
| Por Pietro Nigro Ribeiro | 3FM1 FTI 2023-2
| 3744 caracteres

O diretor, produtor executivo, cinegrafista e fotógrafo da PHASE Produções, Lucas Teodoro, contou que sua história de amor se iniciou desde bem pequeno. Ele se envolveu neste mundo usando as famosas câmeras CyberShot para registrar os momentos das reuniões de família, como churrascos e festas de fim de ano. Por volta de seus 10 anos de idade seu interesse intensificou, passando a colecionar revistas de esportes diversos, como skate e surfe, por conta das imagens que estampavam as páginas das magazines, assim decidindo que seria fotógrafo um dia, inspirado por estas mídias.

Sua jornada profissional se iniciou como um simples, porém vital, assistente de câmera no nicho de casamentos, seguindo logo para a função de segunda câmera e finalmente se tornando a primeira câmera de onde trabalhava, conquistando o posto de fotógrafo principal. A partir destes diversos trabalhos retratando matrimônios, portas se abriram para Lucas, que abraçou cada oportunidade de se projetar na fotografia do meio artístico musical, gravando videoclipes e eventos em São Sebastião, cidade em que vivia.

Gradualmente se tornavam maiores as contratações feitas com Lucas, até que em um certo momento seu trabalho pelo litoral de SP foi reconhecido além da região, levando-o além da pequena cidade litorânea, subindo pelo Vale do Paraíba rumo São José dos Campos, crescendo ao ponto de o levar à capital paulista e ganhar espaço na metrópole. Ele destaca que esse caminho se moldou a partir das experiências que visavam não apenas o dinheiro, mas o valor que cada clique e vivência com os artistas poderia gerar. Acima de tudo, ele destaca que a humildade foi uma das principais chaves usadas durante o aprendizado, pois ao admitir seus erros e confessar a inexperiência para seus mentores, não deixando espaço algum para a arrogância, demonstrando de fato a vontade de se tornar cada vez melhor, aprendendo mais sempre que possível.

O principal desafio quando começou, assim como a maior parte dos fotógrafos, foi encontrar pessoas dispostas a lhe dar oportunidades de trabalho e aumentar sua prospecção no mundo da fotografia, já que sem um portfólio não havia forma de provar a competência. Sortudos foram os poucos que lhe deram a chance quando ele precisava e revelaram o exímio artista que é o fundador da PHASE. Ele reforça que mesmo com a experiência, os problemas não desaparecem. O que diz ser uma dificuldade em decorrência ao sucesso é a constância de trabalhos se tornar massante, afinal trabalhar como fotógrafo de grandes artistas demanda não só a agilidade entre cliques, mas também na edição de imagens e ter de lidar com um grande volume de conteúdos em curto espaço de tempo.

O que conta como a lição mais valiosa para ele foi descobrir que se deve, acima de tudo, trabalhar por amor. “A paixão é o que gera a resiliência necessária. Porque a longo prazo, ela é a única capaz de te manter motivado e focado em seu objetivo final. Apesar das experiências em variadas áreas serem parte do aprendizado, será bem mais eficiente estudar e se aprofundar em um nicho que você deseja trabalhar futuramente.“.

Munido de uma câmera Canon Sl3 + lente 17-70 2.8 + fisheye 8mm + 50mm 1.8, um estabilizador DJI-Ronin-SC e um Macbook Pro para as edições. O principal trabalho de Lucas Teodoro atualmente é como fotógrafo do Príncipe das Ruas Gaab MC, produzindo videoclipes de eventos e diversos artistas em alta, principalmente do mundo do funk. Junto de Guilherme Santi, eles formam a equipe da PHASE Produções e geram sensacionais imagens para seus clientes.

Website:
https://fotodeartista.wixsite.com/website

Instagram:
https://www.instagram.com/lucazteodoro