Perfil Fotógrafos | João Pedro Camargo

| Perfil Biográfico Fotógrafos | João Pedro Camargo
| Por Gabriela Santiago | 3FM1 FTI 2023-2
| 3045 caracteres

João Pedro Camargo tem 28 anos e nasceu no interior do estado de Goiás, em uma cidade chamada Itapuranga. João é formado em cinema e audiovisual na faculdade estadual de Goiás. Largou a pequena cidade natal e foi para a capital, Goiânia, para seguir seus sonhos e, para radicar-se desde então, há 11 anos.

Desde criança tinha o sonho de ser jornalista e, uma ligação muito “bonita” com a fotografia. Sua primeira referência no mundo do jornalismo foi seu primo, também estudante em Goiânia, que sempre que visitava a cidade de João Pedro quando era pequeno e, levava consigo uma câmera fotográfica profissional analógica, João sempre pegava a câmera fotográfica do primo e encantado com a mesma fazia registros da família e de tudo que lhe encantasse. Sua primeira câmera própria foi a câmera do seu primeiro celular, onde ele tirava foto sem saber de nenhuma técnica, apenas sua visão do mundo e gosto de fotografar.

Quando entrou na universidade virou microfonista, mas teve desilusões nessa carreira, trabalhava e não recebia, não tinha o reconhecimento necessário, isso acabou o afastando desse sonho porém o migrando para outro, acabou gostando mais da fotografia, que na época era apenas um hobby, e resolveu que levaria a fotografia para o lado profissional. Logo em seguida adquiriu uma câmera profissional e foi atrás de eventos para fazer, não só eventos, como também alguns videoclipes. Seu primeiro trabalho de fotógrafo foi em uma inauguração de um pet-shop, ele não tinha nenhum equipamento, teve que pegar o equipamento emprestado de um amigo, e assim ele foi.

Apaixonado na arquitetura deco de Goiânia, a ponto de não conseguir tirar os olhos dos prédios, quando se mudou pela primeira vez para Goiânia não resistiu a beleza da cidade e resolveu que precisava fazer um registro.     Apesar que, de princípio o foco dele era arquitetura, e ele sempre buscava a arquitetura nas fotos, ele foi tentando vários estilos diferentes e hoje denomina seu estilo como algo mais livre, sem rótulos ou regras, a fotografia dele é algo que ele define como de “fases”, tudo depende de como ele está, o que ele está sentindo no momento, tudo isso interfere no olhar dele sobre as fotos.

Ele acredita que o maior desafio para um fotógrafo na atualidade é a facilidade que as pessoa tem de fotografar, já que hoje em dia todo mundo tem uma câmera no celular, porém ele diz que o que diferencia o profissional são justamente as técnicas, o conhecimento que diferente da câmera, não é todo mundo que tem.

Ele dá um conselho para quem quer começar na carreira de fotógrafo: não desista na primeira oportunidade, fotografe tudo, mesmo que não seja um evento do seu nicho, é ótimo para ganhar experiência e engajamento. Além do engajamento, é ótimo para ganhar experiência, ter uma ideia do que você gosta, do que não gosta, e assim ganhar não só experiência e aumentar o portfólio, mas também saber seu estilo.

Instagram:
https://www.instagram.com/jao_fotos