Perfil Fotógrafos | Carla Oliveira

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Carla Oliveira
| Por Leticia Ribeiro de Sousa | 4FN1 FTI – 2023
| 3380 caracteres

Carla Oliveira, 50 anos e atualmente moradora de Fortaleza. Carla sempre foi apaixonada por fotografia, ela era a famosa fotógrafa dos amigos nos passeios e festas da vida. Até que um dia em 31 de janeiro de 2020, passeando pelas terras nordestinas, fez o ensaio de uma amiga, com o celular dela, através do resultado veio o despertar, a paixão pela fotografia floresceu em seu coração, e a partir desse dia começou sua dedicação e descoberta no mundo fotográfico.

Carla ao voltar pra santos foi direto procurar um curso de fotografia, se inscreveu e comprou seu primeiro equipamento, uma câmera SI2 Canon e então deu início a sua grande trajetória como profissional.

Na  nossa  conversa,  ela  destaca  que  a  visão  fotográfica  não  depende somente de um equipamento, ela fala: SI2 é uma câmera de entrada. Mas o equipamento não é muito relevante. A visão fotográfica não depende de equipamento, você pode fazer fotos incríveis com um celular, por exemplo. Carla não tira o mérito de um bom equipamento, mas destaca a importância da visão fotográfica que faz toda diferença nas imagens.

Hoje ela atua usando uma câmera SI3, com lentes 50mm, 24mm e 75-300. Carla expressa a dificuldade em fotografar eventos sociais e o motivo é o famoso “Celulares “. Hoje temos celulares do momento que fazem fotos incríveis,  e  acredito  que  todos  conseguimos fazer  uma  boa  foto, basta somente uma boa perspectiva e paixão (que é indispensável). Devido esse motivo, muitas pessoas desvalorizam o trabalho do fotografo, já que temos a facilidade em nossas mãos o tempo inteiro e em qualquer lugar.

No estúdio já é diferente, o cliente contrata seu serviço já tendo em mente o que ele deseja. Carla conta uma situação que viveu ao fotografar um aniversário, onde uma pessoa com um celular, acompanhava o tempo inteiro ela e fazia os mesmos clicks que ela estava fazendo, exatamente a mesma foto! Foi uma situação bem desgastante para Carla.

Infelizmente o mercado de trabalho está muito concorrido, então as palavras da Carla são” quem já está no mercado e se estabeleceu, continua. Quem está tentando, é necessário se dedicar muito e fazer seu nome para conseguir trabalho bem remunerados.”

Ao conhecer o trabalho da Carla, é notável que suas fotos carregam uma perspectiva adorável da natureza. Suas imagens da natureza fazem com que nossos olhos brilhem e somos motivados a enxergar a vida com uma visão limpa, e cheia de esperança.

Carla pontua o fato de que no mercado há muita competição e ego elevado, tanto no meio dos profissionais como nos modelos também. No final da nossa conversa ela nos deixou uma dica, uma mensagem motivacional para todos nós, que é: “Meu conselho pra quem quer iniciar na carreira é faça o que te faz feliz, faça por amor, sinta prazer no que está fazendo, mas não seja bobo (risos), lembre-se o quanto você se dedicou, quanto custou seus cursos e seus equipamentos e  se valorize!. Eu não tive o privilégio de conhecer Carla pessoalmente, mas através da entrevista feita pelo Instagram, fiquei completamente apaixona pelo seu trabalho, carisma e atenção”.

Por fim, quero agradecer imensamente à Carla que dedicou um tempo para nossa conversa, expressar o quão sensacional é o trabalho dela para mim e que foi um privilégio entrevistá-la.

Instagram:
https://www.instagram.com/caholiveiraph