Perfil Fotógrafos | Eduardo Simões

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Eduardo Simões
| Por Emerson Gustavo | 4FN1 FTI 2023-2
| 4337 caracteres

Eduardo Simões, fotógrafo e publicitário. Seu interesse pela fotografia começou por volta dos seus 12 anos, quando tinha paixão pelo skate, nesse período ele assistia um programa chamado “pela rua” transmitido pelo canal off na plataforma do YouTube, nesses vídeos participavam 2 cinegrafistas e 1 fotógrafo convidando skatistas pela cidade e filmava suas manobras em pontos turísticos, e entre eles estava o Flávio Samelo, que além de participar do canal também tinha como Hobbie tirar foto só cotidiano, servindo assim como inspiração para Eduardo.

“Eu comecei a repetir o Flavio Samelo, se eu fosse pra feira já começa a tirar fotos, se viajasse pra são Paulo também tirava dos prédios, eu meio que comecei a imitá-lo, foi aí que começou meu gosto pela fotografia” declarou Edu.

Seu primeiro trabalho profissional veio por meio de uma trolagem, onde um amigo pediu sua ajuda para fazer uma festa surpresa para o irmão, mas precisava tira-lo de casa, Edu então sugeriu que iria fazer um ensaio fotográfico do aniversariante surfando, assim ganhando tempo e afastando suspeitas da festa surpresa, “nesse ensaio usei a câmera da minha mãe, uma bem antiga, e nesse ensaio, filmando o surf, acabei descobrindo o meu amor por vídeo também, depois de um tempo voltei pra fotografia, mas como profissional dessa vez!”.

O primeiro trabalho profissional de Eduardo veio por meio de uma trolagem, onde um amigo pediu sua ajuda para fazer uma festa surpresa para o irmão, mas precisava tirá-lo de casa, Edu então sugeriu que iria fazer um ensaio fotográfico do aniversariante surfando, assim ganhando tempo e afastando suspeitas da festa surpresa,

 “nesse ensaio usei a câmera da minha mãe, uma bem antiga, e nesse ensaio, filmando o surf, acabei descobrindo o meu amor por vídeo também, depois de um tempo voltei pra fotografia, mas como profissional dessa vez!”.

Ao ser questionado sobre o que mais gosta de fotografar Edu respondeu o seguinte: “Existem 3 nichos que eu mais gosto de fotografar, são os esportes como futebol e automobilismo, acho muito bacana. Comidas, é onde eu tenho mais retorno, tipo hamburgueria e pastelaria, são os que mais faço e também ensaios femininos, tipo lifestyle, só que não faço mais porque não é tão rentável.”

“Muitos fotógrafos ou videomaker começam sempre como Hobbie, por exemplo de algum esporte ou da música, tipo você faz parte de uma banda e acaba sendo necessário fotografar ou filmar, e nessa necessidade você acaba quebrando o galho e faz o serviço, então é muito difícil você se precificar e se posicionar porque você não se vê como um profissional, e sim como aquele cara que tá quebrando um galho”. Respondeu Eduardo ao ser questionado sobre a dificuldade de um fotógrafo tomar posição e entrar no ramo.

Outra pergunta foi sobre como conseguir espaço no mercado: “O que me ajudou muito foi nunca ter me achado um artista e sim ter me posicionado como um profissional da comunicação, tipo, eu te ajudo a melhorar sua comunicação e sua imagem.

“Conheço muitos fotógrafos que perdem oportunidades porque ficam na onde de ‘eu sou um artista, o meu olhar é e arte e não sei o que lá” isso é muito bom porque você consegue tirar fotos maravilhosas, só que ao mesmo tempo você não consegue vender, porque um artista pra vender precisa ter exposição, e a chance de um fotógrafo ter uma exposição é de 1 em 1 milhão, então existem muitos fotógrafos que não conseguem ganhar dinheiro por causa desse posicionamento de querer ser um artista e acaba não entregando o que o cliente pede”.

Eduardo também falou um pouco sobre os principais desafios desse ramo: “Acredito que hoje o maior desafio é a concorrência, graças aos anos de glória do Aliexpress todo mundo conseguiu comprar equipamentos de qualidade e barato, então você deve ter um diferencial, seja pela rapidez de entrega, atendimento ou pelo seu olhar artístico… Não gosto muito dessa palavra, mas ela pode ser útil.”

Os equipamentos usados por Edu são a câmera Canon 6d mark2 e Canon 80 d, ele também usa as lentes 50mm f1.4, 35mm f2, 24mm f2.4, 40mm f2.8, 55 250mm f4.5/5 e 75 300 f4.5/5. A iluminação ficar por conta de 2 bastões de led, 3 flashs e outra luzes pontuais. Mas também é usado outros acessórios como rebatedor, filtros, etc.

Instagram:
https://www.instagram.com/odusimoes