Perfil Fotógrafos | Allan Montrezol

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Allan Montrezol
| Por Luiza Andrade | 4FN1 FTI 2023-2
| 3253 caracteres

Allan Montrezol, 36 anos, nascido na cidade de Santos e atualmente morador de Praia Grande é o fotógrafo escolhido para a realização deste trabalho. Batemos um bom papo e conhecemos um pouco mais de sua vida pessoal e profissional. Ele contou sua trajetória e deu algumas dicas para quem também quer seguir a carreira.

Sua paixão por fotografia veio da inspiração de seu irmão mais velho, Alyson. Ele foi o mentor desde o início e também foi o primeiro aluno de seu irmão. Segundo Allan, a “culpa” foi dele por fazer amar tanto esse ramo.

A primeira câmera que ele obteve foi uma NIKOMAT 1967. Por onde foi adquirindo muitas experiências e pegando gosto. Dentre tantas fotos produzidas, a foto favorita e a mais importante foram quando viajou para Meheba na Zâmbia – África em 2015, onde visitou um campo de refugiados da guerra. Foi sua foto mais difícil de reproduzir. A melhor parte foi conhecer diversas histórias, culturas e reproduzir tudo em imagem.

Falando sobre dificuldade, ele me disse um pouco sobre o mundo da fotografia. FOTO (luz) GRAFIA (escrita) escrever com luz é eternizar boas histórias. Muitos apertam o botão e acham que são bons, assim como muitos escrevem e acham que são escritores.

Vivemos numa geração onde todos consomem mais imagens do que palavras, tiram várias fotos no automático e não pensam antes do clique. Allan decidiu seguir esse caminho pois para ele, arte é apaixonante! Corre em suas veias o amor tanto por fotografia, quanto por música. Ele vê potencial em filtrar boas memórias e propor um mundo melhor para todos.

“Existem muitas histórias que as pessoas precisam refletir, e a fotografia foi a ferramenta que escolhi para fazer minha parte e tentar mudar o mundo.”

Um fotógrafo que ele admira atualmente é Sebastião Salgado, um brasileiro representado por suas obras documentais e de natureza humana. Ele é conhecido por capturar imagens impactantes que retratam questões sociais, econômicas e ambientais em todo o mundo.

Suas fotografias são famosas por sua qualidade artística e pela forma como capturam a essência das pessoas e dos lugares que retratam. Além disso, Salgado tem sido um defensor ativo da preservação da natureza e dos direitos humanos, e suas obras têm sido exibidas em exposições em todo o mundo.

Voltando para a carreira de Allan, ele contou que sua trajetória começou com seus 15 anos onde foi estudar sobre fotografia. Aos 17 entrou na faculdade de Cinema e Audiovisual, se formando em 2008.

Atualmente ele trabalha como diretor de fotografia e cinegrafista. Fazendo filmes (fotos em movimento). Mas possui diversos trabalhos antigos como fotos still. Portanto, selecionamos algumas dessas para realizar o trabalho, onde seriam as fotos preferidas que fez.

“Por ter começado cedo e sempre buscando a excelência, tive reconhecimento suficiente que me abriram muitas oportunidades. Me considero privilegiado”.

Um conselho para os fotógrafos da nova geração, seriam: Saber ler fotografia, antes de fotografar. Sempre se atualizar das tendências que o mercado oferece e trazer soluções práticas e criativas, pois nessa área, a velocidade para a entrega do produto é fundamental para o sucesso.

Instagram:
https://www.instagram.com/allanmontrezol