Perfil Fotógrafos | Léo Passos

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Léo Passos
| Por Mateus Marques | 4FN2 FTI 2023-2
| 5418 caracteres

Nesta longa jornada de quase 9 anos, tive a oportunidade de trabalhar ao lado de grandíssimos profissionais e um deles foi Leonardo Passos, um fotógrafo, empresário de 28 anos, Léo para os íntimos ainda é pai de uma menina linda e morador de Guarujá.

Sua história com a fotografia começa a 19 anos atrás, Leonardo é fotógrafo profissional que atua a quase 9 anos no mercado e em suas próprias palavras “falar sobre fotografia é falar sobre ele mesmo” pois está no seu DNA e ele fez questão dessa profissão ser sua missão de vida.

A fotografia iniciou-se quando ele tinha apenas nove 9 anos de idade e foi no casamento dos seus pais, uma câmera manual de filme que por ventura ele abriria de forma inocente e danificaria as fotos, ele começou a se interessar por fotografia por volta dos seus 12 anos, ele assistia CSI Las Vegas, uma série americana de investigação de homicídios, os fotógrafos da série o inspiraram ainda mais, assim tendo uma grande importância na decisão que seria ser fotógrafo.

Leonardo conta que se lembra como se fosse hoje das brincadeiras que fazia com seus primos, jogava ketchup e encenava que ali era um cenário de crime e com uma ” Cybershot” que ganhou de um amigo de infância fazia fotos. Anos se passaram e ele decidiu que seria fotógrafo, não foi rápido, levou alguns anos, com 15 anos fez um curso básico de fotografia num centro comunitário de Vicente de Carvalho, foram apenas 3 meses que o ensinaram somente o básico, pois não tinha mais uma câmera para fazer o curso.

Saindo dos seus 15 para os 18, trabalhava como menor aprendiz e então se alistou no Exército, e dali seu sonho voltaria a fluir e se tornaria realidade, ingressou nas Forças Armadas em 03 de março de 2014, e daí foram 7 anos fotografando, lá ele fez 5 estágios de Comunicação Social, especializando em fotografia Militar, Administrativa e fotografia em Áreas de conflito, sendo designado em 2016 para a Cobertura da Atuação do Exército nos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro, nos anos seguintes fez as principais coberturas de exercícios e operações militares no âmbito do Comando Militar do Sudeste, fazendo cobertura em Brasília, Formosa- Go, Sete Lagoas- MG, Três Corações em Minas, Uberlândia entre outras.

Em 2017 o Exército Brasileiro lançou o  primeiro concurso de fotografia militares, e ele colocou como meta ganhar esse concurso em âmbito nacional, para algumas pessoas parecia impossível, mas ele tinha uma meta e uma certeza, levar esse prêmio para casa, 2019 participou do exercício militar em Formosa, e lá fez uma foto que deixou guardada apenas para ele, a espera foi longa até chegar o próximo concurso, é assim que foi possível ele se inscreveu e colocou essa foto para concorrer, apostando todas as suas fichas nela.

E em um domingo de setembro daquele anos, foi acordado com vários amigos o ligando dizendo que ele tinha sido selecionado para a fase final do concurso estando entre as 10 melhores fotos do Brasil, ali foi dada a largada para uma grande corrida para que conseguisse mais curtidas, ele e seus amigos mobilizaram centenas de pessoas e todos curtiram, e assim veio, o seu 1° Lugar.

E assim ele foi premiado em Brasília no QGEx.

Foram longos 7 anos dedicados à força, no começo de 2021, decidiu que iria dar baixa do exército e seguir sua carreira fora dos quartéis, não foi fácil, mas ele acreditava que aquilo era o certo para sua vida. Leonardo abriu seu estúdio com poucos recursos, aos poucos foi se destacando na cidade. A formação do Leonardo é bem extensa, irei listar algumas delas aqui: Técnico em Fotografia pelo Senac Santos, especialização em direcionamento de modelo.

Para que conseguisse conquistar o mercado não foi fácil, os outros profissionais do audiovisual priorizavam quem já está no mercado a mais tempo, e isso dificultava a sua acessão profissionais no ramo, mas aos poucos tudo foi mudando. A partir  deste trecho deixo apenas as palavras do Leonardo.

“Falar do desafio que a profissão terá num futuro próximo a questão do avanço tecnológico e das redes sociais, hoje as pessoas acham que comprando um iphone 15 fará fotos espetaculares, ou os clientes se baseiam nas mulheres perfeitas do Instagram e cobram dos profissionais de fotografia um rosto e um corpo mais que perfeito, mas também é outro cenário que tem mudado.

Bom, aconselhar os novos profissionais  não é difícil, a fotografia tem vários ramos e várias áreas de atuação, então encontre algo que você se identifique, seja curioso, ousado e vá fotografar, e com o tempo cobre o valor que você considera bom. Eu gosto de fotografar modelos em estúdio,  noivas, debutantes,  shows e palcos. Já estou completando 9 anos na área e atualmente vivo só da fotografia, Minhas fotos favoritas são várias, mas tem aquelas que tenho um sentimentos maior.

Resumidamente é isso, claro que ainda minha  vida é repleta de experiências e vivências, mas não dá pra falar tudo de uma vez. Atualmente tenho grandes clientes e parceiros, que mudam e fazem da minha vida cada dia melhor, tenho a cerveja Brahma como cliente, o terminal Santos Brasil e vários artistas, empresas e estabelecimentos locais e no estado.

“Só agradeço a Deus e a todos que acreditaram no meu sonho, aos meus clientes que acreditam sempre no meu profissionalismo e em 2024 vamos conquistar mais”.

Instagram:

https://instagram.com/leo_passos_arts