Perfil Fotógrafos | Diogo Peres

Perfil Biográfico Fotógrafos | Diogo Peres
Por Emilly de Oliveira Guedes | 3FM2 2022-2
5150 caracteres

Nascido em 1982, na cidade náutica de são Vicente-SP. Diogo teve uma criação simples de classe média baixa, seu pai trabalhava no cais de Santos e sua mãe era dona de casa. Estudou boa parte de seu ensino fundamental em escolas públicas e no ensino médio, iniciou seu técnico em processamento de dados. Ao termino do ensino médio, logo iniciou sua faculdade de fisioterapia,onde se especializou na área de fisioterapia esportiva. Diogo gostava da profissão, então fez a faculdade por vontade própria e operou na área por alguns anos.

Foi quando aos 23 anos de idade, morando no Rio de Janeiro, Diogo descobre sua paixão pela fotografia. Mesmo sendo um profissional  especializado, houve o momento em que Diogo não encontrava emprego na sua área. Passou então a trabalhar em outras áreas e cursar eventos, onde começou a fazer fotos para campanhas, com o pouco que sabia. Certa feita, viu a oportunidade de tomar um rumo diferente em sua carreira: um teste para a novela “malhação”, no Rio. Vendo como uma ótima oportunidade, Diogo se muda pro Rio tentar sua carreira de ator.Logo iniciou seus estudos de televisão e teatro.

Se formou ator, mas sua expressão artística falou mais alto através das fotografias. Começou de forma autodidata, descobrindo e estudando fotografia por conta própria, mas via a necessidade de aprender na prática. Começou a pôr em prática como ajudante de fotógrafos profissionais ainda no Rio de Janeiro. Sua paixão pela arte só cresceu, desde então, nunca parou de praticar e procurar cada vez mais seu crescimento na área. Diogo não tem nenhum diploma direcionado a área de fotografia. Sua bagagem vem inteiramente da prática e vivencia. “aprendi com a vida” como o próprio costuma dizer. Seus primeiros trabalhos profissionais por conta própriase iniciam em produções de arte para Rede Globo e Rede Record.

Hoje, seus trabalhos são direcionados a fotografia de moda e publicidade. Diogo conta que sempre quis trabalhar com fotografia de moda, quando passou a trabalhar. Mas por conta do espaço escasso para trabalhar só com moda, passou a trabalhar com fotografias publicitárias, fotos de arquitetura e still de produtos. Diogo acredita que só consegue concretizar em fotoamando verdadeiramente oque faz. Chegada a última pergunta de nossa entrevista:

Entrevista com Diogo Peres, por Emilly de Oliveira Guedes

(Emily) Qual sua opinião sobre o atual estado e futuro da profissão? 
(Diogo)
Pra mim é uma profissão crescendo, em constante evolução. Um futuro promissor para quem está se atualizando.

(E) E como se lembra da sua infância? Você ja desejou muitas profissões ou sempre quis fotografia?
(D)
Vixers, infância humilde mas sem passar necessidades! Nasci na cidade náutica, em São Vicente. Meu pai trabalhador do Cais de santos, minha mãe dona de casa. Estudei todo período de ensino fundamental em escola pública. Aí fiz colegial, que hoje acho que é ensino médio técnico, fiz colegial técnico em processamento de dados. Aí, fiz faculdade de fisioterapia sou formado na área da saúde em Fisio. Fui me descobrir fotógrafo já com 23 anos morando no Rio de Janeiro, aí já estudando televisão, teatro me formei ator e comecei a fotografar aí.

(E) Mas você lembra do dia em que pensou “meu negócio é fotografia”? Como um momento decisivo, o divisor de águas.
(D) Sim, precisar trabalhar. Comecei fazendo assistência de fotografia pra grandes fotógrafos cariocas, E aí fui gostando cada vez mais! Fui aprendendo vendo eles trabalharem. Não tenho curso de foto não tenho formação. Aprendi com a vida.

(E) Quanto a faculdade de fisioterapia, Você fez por fazer ou tinha algum objetivo nela?
(D) Eu gostava, trabalhei um pouco com Fisio esportiva. Na época fiz por escolha minha mesmo.

(E) Você começou direto em fotografia de moda ou com outros tipos de fotografia e depois moda?
(D) Não, sempre quis fotografia de moda! Passei por outras áreas, hoje faço outros tipo de fotografia. Em santos é muito difícil você conseguir trabalhar só com moda. A cena da moda aqui ainda não tem tamanho pra sustentar isso. Hoje trabalho com moda, publicidade, faço fotos de arquitetura e still de produtos. Basicamente é essa a minha área hoje.

(E) P
or que exatamente se mudou para o rio aos 23? Isso foi depois de atuar em fisioterapia, oque te levou a mudar tao bruscamente se carreira?
(D) Mudei pra trabalhar com tv, estudar teatro e televisão. Eu trabalhava aqui enquanto estudava com eventos, promoções, fazia umas fotos pra campanhas. E aí, pintou a coisa de fazer teste pra Malhação. Eu tava sem trabalho na fisioterapia, aceitei ir fazer os teste pra atuar.

(E) Qual a sua opinião sobre o atual estado e futuro da profissão de fotógrafo?
(D)
 Pra mim é uma profissão crescendo, em constando evolução. Um futuro promissor para quem está se atualizando.

Website
https://www.diogoperesphotography.com

Instagram
https://www.instagram.com/diogoperes