Perfil Fotógrafos | Gino Pasquato

Perfil Biográfico Fotógrafos | Gino Pasquato
Por Luiza Guimaraes | 4FN1-FTI 2023-2

5283 caracteres

Gino Pasquato Filho nasceu em Santos no ano de 1964. Ele é filho de Gino Pasquato e Olga Carregã Pasquato. Quando criança começou a surgir uma vontade e uma aptidão por desenhar e consequentemente mais tarde fez que ele tivesse seu primeiro contato com a fotografia. Gino sempre teve uma grande aptidão e olho para a arte, quando adolescente sempre soube que era algo que queria pra sua vida, sendo assim quando se formou na escola entrou para faculdade de comunicação na Unisantos lá, ele descobri-o a fotografia que foi o apresentado no curso de jornalismo e assim decidiu que queria se aperfeiçoar e estudar mais sobre. Ele começou procurando cursos que na época eram escassos.

O primeiro curso que ele fez relacionado a fotografia foi no extinto Cades, local onde aconteciam diversos movimentos culturais que foi uma grande inspiração pra ele na época. Ele continuou se interessando mais e mais sobre fotografia e na sequencia ele teve a oportunidade de conhecer Araquém Alcântara uma grande inspiração para ele até hoje, Gino participou de sua segunda turma e foi ai que ele compreendeu que a Fotografia era a área que gostaria de atuar.

Assim que terminou a faculdade Gino acabou ficando meio perdido sobre o seu futuro, era uma fase da vida muito incerta como é pra todo jovem que acaba de terminar a faculdade e se vê no meio de um mercado de trabalho pela primeira vez, dada essa situação no final da década de 80 ele decidiu realizar um sonho que tinha deis de quando era pequeno que era ir morar fora do pais conhecer novas culturas e artes. Gino se mudou para Itália onde lá tinha parentes a cultura, a arte, a comida e as pessoas fizeram que ele se apaixonasse por lá.

Ele passou muito tempo na Itália aproveitando e vivenciando a juventude, lá ele tirava varias fotos e treinava as suas técnicas fotográficas ele também adquiriu experiência no mercado de trabalho o que deu mais confiança a ele em seguir a área que ele queria. Entre 88 e 89, ele teve a grande sorte e o prazer de conhecer Fernando Lombardi , fotografo brasileiro que atuava na Itália , mais especificamente em Milão , num grande estúdio (o 117) voltado para a moda.

Fernando Lombardi foi uma inspiração para Pasquato, com ele Gino conheceu um das suas grandes paixões o universo da moda e da arquitetura inserido no meio da fotográfico. Apesar de breve o encontro ele aprendeu muito com Fernando Lombardi, e essa vivencia fez ele se apaixonar mais pela fotografia e pelas infinitas possibilidades que ela pode e poderia trazer.

Na Itália Pasquato fez varias amizades e depois de algum tempo quando decidiu que era hora de voltar pro brasil, ele voltou com dois amigos próximos que também tinham como paixão a fotografia. Juntos aqui em santos eles decidiram abrir um estúdio fotográfico focado em agencias publicitarias o nome do estúdio era FGA fotografia, Pasqual e seus dois amigos coordenavam e trabalhavam na empresa juntos, a companhia FGA fotografia fez que Pasquato aprendesse e entrasse no mundo dos negócios e foi de grande aprendizado também. Após alguns anos ele acabou se separando dos amigos e a FGA fotografia acabou, logo em seguida com mais experiência e conhecimento, ele decidiu abrir a Imago Fotógrafos Associado com Ernesto Papo um grande amigo de Gino, depois de algum tempo ficou somente ele, onde esta até hoje.

Pasquato Filho participou de diversas exposições coletivas e individuais do qual se orgulha. Algo muito importante na sua carreira foi que ele conquistou o Premio Lentes (A Tribuna) duas vezes. Gino usa equipamento todo da Nikon por casualidade. Dependendo da área em que ele esta trabalhando, os acessórios variam deis de tripés, drones, luzes de estúdio e etc.

Com o passar dos anos na área ele acabou montando uma equipe voltada para a área de eventos. Porem ele também tinha muito interesse de entrar no mundo de ensino, então nos anos 2000, começou a sua trajetória na área da docência. Gino tinha muita aptidão para ensinar, ele passou por universidades como Unisanta, Esamc e hoje na Unip no curso de Design e Fotografia.

Em 2016, junto com o fotografo e jornalista Herbert Passos, Gino decidiu abrir uma escola de artes a Imago Escola de Artes que oferecia cursos de pintura, cinema, fotografia , edição de vídeo e desenho. Porém em 2019 veio a pandemia e como todos os negócios a Imago Escola de Artes teve que passar por mudanças. Com isso quando as coisas foram se acalmando a Imago Escola de Artes virou Imago Escola de Fotografia, voltada somente para fotógrafos e aspirantes a tal.

Hoje, Gino Pasquato Filho além de ter sua escola de fotografia, também fotografa e seu trabalho atualmente é direcionado a arquitetura, design de interiores (comercializando suas fotos autorais para os projetos na decoração gastronomia, moda e evento).

Algum profissionais inspiram Gino no seu trabalho como Bob Wolfenson, André Schiliró, Duran, Otto Stupakoff entre os brasileiros Mario Testino, Richard Avedon, Annie Leibovtz, David Bailey, Patrick Dermachelier. Gino Pasquato Filho tem como conselho para os futuros profissionais da área de fotografia e áudio visual, que não importa se você tem o equipamento mais caro ou mais barato, ou seus recursos para entrar no mercado, nada disso faz sentido se o profissional não for criativo e estudioso da área.


Website:
https://www.linkedin.com/in/gino-pasquato


Instagram:
https://www.instagram.com/ginopasquato