Perfil Fotógrafos | Alexsander Ferraz

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Alexsander Ferraz
| Por Katharina Ferreira | 4FN2 FTI 2023-2
| 5376 caracteres

Alexsander Ferraz, de 50 anos, é fotojornalista de A Tribuna, em Santos. Seu interesse pela fotografia começou desde muito novo. Alex, como prefere ser chamado, desenha desde os 4 anos de idade e sempre foi voltado para o lado artístico. Nunca gostou da área de exatas nem de biológicas, sempre foi movido pela criatividade.

Aos 12 anos de idade, começou a frequentar a loja de fotografia de seu pai, mas nunca se interessou de fato. Como considerava seu pai muito ausente, Alex atrelava essa ausência à fotografia, e por isso, odiava fotos até então. rês anos depois, esse cenário mudou de uma forma drástica. Alex se descobriu na fotografia e passou a demonstrar paixão pela área. Com 15 anos, começou a fotografar eventos como festas de aniversários e casamentos com o objetivo de praticar a técnica.

Em seguida, Alex percebeu que queria aperfeiçoar suas habilidades e entendeu que fotografar eventos não fazia seu coração pulsar forte. Mesmo assim, ele não desistiu. Continuou trilhando essa carreira para ganhar ainda mais aprendizado. Ainda com 15 anos, comprou sua primeira câmera de 35 milímetros e começou a fazer alguns testes. Fotografava a praia e outras paisagens em baixa e alta velocidade para entender como funcionava o mecanismo que tinha em suas mãos.

Seu pai deu a ele alguns livros para que ele pudesse ler e se especializar. Até aquele momento, todo o conhecimento que tinha, Alex aprendera sozinho. Nunca havia feito nenhum curso técnico. Sempre buscou ser autodidata e aprender conforme os recursos que tinha disponíveis.

Aos 20 anos de idade, Alex iniciou sua carreira na campanha do prefeito Rui Gonzalez, em Guarujá, na cidade onde morava. Em 1993, começou a trabalhar com fotojornalismo no Jornal Gazeta Guarujá. Seu primeiro salário tinha um piso equiparado a média salarial da grande São Paulo.

Sua rotina de trabalho era puxada. Por muitas vezes, trabalhou mais de 20 horas seguidas. Seu dia tinha hora para começar, mas não tinha hora para terminar. A partir de então, Alex cobria desde shows, festas sociais, até incêndios e favelas. Foi nesse momento em que ele se viu realizado e se apaixonou pela área da fotojornalismo, ainda que também gostasse de trabalhar em fotos de estúdio.

Em seguida, decidiu abrir uma agência de fotografia com o amigo Alberto Marques. Já em 1999, fez um curso técnico de Fotojornalismo pelo Senac, em São Paulo, com o objetivo de fazer parte do time de fotógrafos da agência do Estado de São Paulo, mais conhecida como Estadão. Alex foi aprovado no teste e fez parte da equipe do Estadão por cerca de 6 meses. Tempos depois, acabou ficando somente com alguns freelas, pois na mesma época, recebeu um convite para fotografar para a Usiminas, empresa em Cubatão.

No ano de 2002, ingressou na Unaerp, faculdade em Guarujá, ainda como monitor no laboratório de fotografia. Como gostaram do seu trabalho, Alex passou a fazer as fotos institucionais da instituição e, para aproveitar o gancho, ingressou na faculdade de Jornalismo com uma bolsa de estudos.

Como equipamento de trabalho, Alex utiliza uma Canon EOS 1D Mark IV e uma Canon EOS 6D.  Ele carrega consigo uma objetiva de 24 – 70 milímetros e outra de 70- 200 milímetros. Além disso, também há 2 flashes Canon Speedlite EX II.  Suas fotografias podem ser vistas através de sua página do Instagram. Alex separou um “top 3” de seus trabalhos favoritos que apresentam um valor significativo dentro de sua trajetória como fotojornalista. A imagem 2 se refere ao caso da mulher linchada e morta em Guarujá.

Para dar continuidade em sua carreira, Alex retornou à Prefeitura de Guarujá no ano de 2005 e teve de conciliar os dois empregos. Porém, logo em seguida, em 2007, recebeu uma proposta para fazer parte do time de A Tribuna, jornal renomado da Baixada Santista, onde está até os dias de hoje. Infelizmente, devido ao choque de horário entre a faculdade e trabalho, Alex não conseguiu concluir a graduação. Em 2009, o profissional recebeu o prêmio Wladimir Herzog com a foto de título ‘Advogado é morta em saída de banco’. Atualmente, Alex Ferraz compõe o time de fotógrafos para a coluna Dia a Dia do jornal, além de fotografar esportes e gastronomia, junto da jornalista Fernanda Lopes. Isso sem contar com as fotos de editoriais feitas pelo profissional.

Para o fotojornalista, os futuros profissionais da área enfrentarão inúmeros desafio, mas Alex dá destaque para o avanço da tecnologia, uma vez que, em sua opinião, esta vem tornando a técnica da fotografia cada vez mais obsoleta. Porém, ele acredita que os avanços tecnológicos não serão capazes de tomar o lugar do profissional, tendo em vista que ainda há diversos elementos que a tecnologia por si só não é capaz de captar.  Desse modo, ele adverte que a especialização é o segredo para o sucesso. Alex acredita que o principal para os futuros fotógrafos é focar em suas áreas de interesse para se tornar o melhor e vir a ser uma referência. Para ele, o diferencial é entender cada vez mais sobre o assunto de interesse e entender o máximo possível da área escolhida para se aperfeiçoar cada vez mais.

Instagram:
https://www.instagram.com/alexferraz