Perfil Fotógrafos | Marlon Schmeiski

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Marlon Schmeiski
| Por Maria Victória Silva Dos Anjos | 4FN2 FTI 2023-2
| 5150 caracteres

Desde sua infância, Marlon Schmeiski cultivava uma paixão intrínseca por câmeras, o fascínio que começou como uma simples curiosidade evoluiu ao longo dos anos, tornando-se a força propulsora de sua carreira fotográfica aos 28 anos de idade. Sua jornada profissional, que teve início em 2018, teve um crescimento orgânico, impulsionado pela demanda crescente das pessoas pelo seu trabalho. Os primeiros salários começaram a surgir no mesmo ano, e desde então, sua presença e reconhecimento no mercado têm crescido significativamente, alimentado por uma dedicação incansável à arte da fotografia, se consolidou como referência na área.

Sem uma formação acadêmica formal em fotografia, Marlon escolheu um caminho alternativo, optando por cursos técnicos e online, muitos dos quais transcenderam fronteiras internacionais. Sua participação ativa em projetos notáveis não apenas ampliou seus horizontes, mas também o estabeleceu como uma figura respeitada no cenário fotográfico.

Um dos marcos mais significativos de sua trajetória foi a organização do maior encontro fotográfico gratuito em São Paulo, em 2019. Esse evento não apenas demonstrou sua capacidade de liderança, mas também revelou sua missão de inspirar paixão pela fotografia e torná-la acessível a um público mais amplo.

Atualmente, Marlon concentra sua expertise em ensaios de gestantes, pré-wedding e produções de moda para lojas online e revistas. Sua abordagem distintiva, que combina a sensibilidade fine-artcom a captura de momentos. únicos, reforça sua posição como uma referência na indústria. O ano de 2021 marcou o início do desafiador projeto “Master-Art” uma iniciativa ousada destinada a introduzir fotógrafos à fotografia artística e à edição diferenciada.

Um dos momentos mais desafiadores de sua carreira foi o primeiro casamento de grande porte, realizado em um castelo em São Paulo. A relutância inicial foi superada por uma dedicação excepcional, que incluiu oito meses de preparação intensiva, estudo aprofundado e colaboração estreita com outros profissionais. Esse episódio não apenas testemunhou sua habilidade em superar desafios, mas também solidificou sua reputação de atender às expectativas dos clientes em eventos de grande magnitude.

Sua estratégia ao lidar com os clientes é aprofundar o conhecimento sobre suas expectativas, visando compreender verdadeiramente suas necessidades durante as sessões fotográficas. Uma abordagem personalizada, explorando gostos musicais, preferências e interesses, mantendo uma interação amigável e evitando uma abordagem excessivamente formal ou robotizada. Acredita que esse contato mais próximo com o cliente é crucial, pois impacta diretamente na experiência durante o ensaio, contribuindo para resultados mais autênticos e satisfatórios.

A abordagem meticulosa de Marlon para suas sessões fotográficas destaca-se por briefings personalizados e uma rotina de preparação rigorosa. Seu kit de trabalho, seu conjunto principal e pessoal é composto por lentes de 50mm, 80mm e 35mm, com as câmeras 6D e 80D sendo a 6D como principal. Além disso, no estúdio, conta com um kit de iluminação completo, incluindo Soft Box, BeautyDish, tochas, rádio flash, entre outros modificadores de luz.

Essa abordagem visa garantir eficiência financeira e atender de forma eficaz às demandas variadas de sua prática fotográfica. Sua busca constante por eficiência e qualidade nos bastidores de cada sessão e sua atenção aos detalhes, desde a criação de briefings personalizados até a verificação minuciosa do equipamento, contribui para o sucesso de seu trabalho. Ao lidar com clientes exigentes, Marlon busca um equilíbrio entre sua visão artística e as expectativas individuais. Sua abordagem transparente e comunicativa estabelece uma relação de confiança, permitindo que seus clientes se sintam confortáveis e expressem autenticidade durante as sessões fotográficas.

Os momentos mais gratificantes de sua carreira surgem da conexão emocional com os clientes e do impacto positivo em suas vidas. O projeto “Master-Art” representa não apenas um desafio pessoal, mas também uma iniciativa destinada a inspirar outros fotógrafos a explorarem a arte da fotografia e da edição artística.

Ao contemplar o papel da inteligência artificial (IA) na fotografia, Marlon enfatiza que, embora a tecnologia possa otimizar processos, o olhar humano e a sensibilidade artística são irreplicáveis. Preservar a essência do trabalho artístico, com foco na narrativa, expressão e conexão emocional, permanece no centro de sua prática.

Seu conselho para aspirantes na carreira fotográfica é abraçar a jornada com motivação incansável, disciplina dedicada e uma sede constante por aprendizado. Marlon acredita que a fotografia vai além do clique; é sobre imortalizar emoções, capturar a essência e contar histórias. Com coragem, autenticidade e uma paixão incessante, a jornada fotográfica de Marlon Schmeiski é uma fonte inesgotável de descobertas e realizações

Website:
https://msha.ke/marlonretratos

Instagram:
https://www.instagram.com/marlonretratos