Perfil Fotógrafos | Raimundo Rosa

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Raimundo Rosa
| Por Miguel Bento F. da Silva | 4FN2 FTI 2023-2

| 3827 caracteres

Raimundo Rosa, nascido na cidade de Paripiranga, Bahia, no dia 10 de novembro de 1963, veio para a cidade de Santos aos 3 anos de idade. Atualmente, com 60 anos, é um repórter fotográfico que reside na cidade de Praia Grande, mas trabalha na cidade de Santos como fotógrafo, admitido pela Prefeitura de Santos.

Sua jornada como fotógrafo começou aos 13 anos de idade quando era um patrulheiro do CAMPS (Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social). Nessa época, ele foi selecionado para trabalhar na foto Louzada cine & som, onde teve seu primeiro contato com o mundo da fotografia. Foi lá que começou a se apaixonar e a se interessar por esse universo. Segundo ele, foi nesse período que adquiriu muitos aprendizados.

Após esse primeiro contato, Raimundo foi trabalhar no jornal A Tribuna, onde atuou como repórter fotográfico por 27 anos. Durante esse tempo, teve contato com diversos profissionais da área, que lhe proporcionaram um aprendizado contínuo e aprimoramento de suas habilidades. Essa experiência despertou nele a verdadeira paixão por levar a fotografia a sério como profissão.

Conforme o tempo passava, Raimundo aprendia muitas coisas na prática. A convivência e o tempo que passou trabalhando com outros profissionais impulsionaram seu crescimento profissional. Ele aprendeu a lidar com pessoas, a relevar aspectos que não contribuíam para sua evolução como fotógrafo e focava em evoluir e aprender mais para exercer sua profissão com maestria.

Embora Raimundo não seja formado em uma faculdade de fotografia, realizou diversos cursos na área para adquirir mais conhecimentos. Na fotografia, o que mais chama sua atenção são o esporte, acontecimentos gerais e, principalmente, a natureza. Ele considera a natureza como um espetáculo fenomenal, e a preservação ambiental é uma área que gostaria de seguir, apesar dos custos elevados dos equipamentos.

Nos anos anteriores a 2013, ele trabalhou em uma agência na cidade de Cubatão, onde teve a oportunidade de explorar mais essa área devido à presença da mata atlântica na região. Raimundo permaneceu na agência por 12 anos, período durante o qual ganhou um concurso de fotografia, ficando em primeiro lugar entre 30 participantes.

Esse reconhecimento lhe proporcionou grande satisfação, sentindo seu trabalho valorizado e bem representado. Durante os seus 40 anos de profissão, um dos momentos que mais o marcou como repórter fotográfico foi uma situação que aconteceu assim que começou a trabalhar na prefeitura. Era uma sexta-feira, e sua primeira pauta do dia foi cobrir um acidente que aconteceu no bairro Jardim São Manoel, na zona noroeste da cidade de Santos.

Uma mãe estava levando sua filha de cinco anos para a escola quando uma roda de um caminhão atingiu a cabeça da criança em cheio, sendo um acidente fatal. Isso o marcou muito, pois quando ele chegou no local, a roda ainda estava sobre a cabeça da criança. No mesmo momento, ele se lembrou de seus filhos que, na época, eram crianças pequenas e estavam em casa.

No seu ponto de vista, Raimundo acredita que a fotografia nunca deixará de existir. Mesmo com as novas tecnologias, ele acha que as mesmas não podem suprir a necessidade de um profissional na área. Isso ocorre porque um profissional é capaz de perceber a luz, o ângulo e os recursos que estão disponíveis, além de possuir uma sensibilidade única. Essa sensibilidade é fundamental para que a foto transmita e se destaque das demais.

Um conselho que ele oferece para as novas gerações que desejam exercer a profissão é não desistir dos seus sonhos e compreender que, para obter boas fotos, é necessário fazer um bom investimento.

Website:
https://www.facebook.com/raimundorosa.orosa/photos

Instagram:
www.instagram.com/raimundorosa20