Perfil Fotógrafos I Maju Totino

| Perfil Biográfico Fotógrafos I Maju Totino
| Por Luana Jesus I 4DN2 2023-2
| 3206 caracteres

Maju Totino é uma jovem de 23 anos, nascida em Goiânia cidade de Goiás, onde desde pequena desenvolveu um amor pela fotografia, algo que poucos tem a chance de sentir. Maju acompanhava sua mãe, que é uma agente de viagens, em aventuras pelo mundo onde diante de tantas coisas belas e interessantes começou a registrar as paisagens da sua maneira. Também quando nova, se reunia com suas amigas e diversão das garotas era posar e tirar fotos o que foi um marco superimportante no futuro ao escolher qual seria sua área de atuação na fotografia profissional.

Foi em 2017 quando sua mãe lhe deu sua primeira câmera profissional e que como um hobbie continuou a registrar suas viagens, suas amigas e familiares. Até que um dia recebeu sua primeira oferta para trabalhar como fotografa profissional e percebeu que era isso que ela buscava como vocação.

Ao longo do tempo Maju foi construindo seu repertorio em fotografia sozinha, sem uma formação acadêmica, o que possibilitou uma jornada fluida e livre ao aprender na prática tudo o que sabe sobre fotografia, onde houve uma mistura entre ela conhecer a arte e a arte conhecê-la. Como ela mesma diz durante a entrevista “a primeira vez que vi que realmente deu certo foi quando fui chamada a viajar ao Egito a trabalho para registar um grupo de mulheres” mostrando o quanto as pessoas reconheciam seu potencial antes dela mesmo.

Atualmente ela atende somente em São Paulo com ensaios marcados voltados apenas para mulheres que é sua área de atuação e conta com mais de 25mil seguidores em suas redes. Com uma abordagem única, Maju retrata a feminilidade, explora a beleza, a delicadeza e a sensualidade do corpo feminino. Suas habilidades em capturar a essência das pessoas impactam diversas mulheres ao redor do mundo, chegando a fotografar 100 mulheres por semana.

Em 2020 Maju criou o projeto “mini ensaio” onde a própria locava um espaço e fotografava 11 meninas por dia durante 10 a 15 dias por mês, o projeto foi um sucesso chegando a 1000 meninas em 7 meses, mas em 2021 essa rotina caótica começou a pesar e Maju chegou a duvidar de si mesma e de suas habilidades como fotógrafa, foi então que ela resolveu dar uma pausa que durou 4 meses para se reconectar com sua essência e refletir sobre sua identidade.

Aos poucos foi retomando seus trabalhos e lembrando o porquê de todo esse trabalho e esforço, pois quando uma cliente via seu trabalho e dizia o quanto se sentiu bem, confortável, bem orientada e linda durante e após o ensaio aa sensação de certeza preenchia seu peito. Por isso ela deixa como mensagem para futura geração de mulheres que gostariam e de serem fotógrafas profissionais como elas.

“Antes de seguir alguém e o que ele fala e mentora veja as coisas que você gosta e que funcionem para você. Nada que alguém falar é verdade absoluta”.

Hoje a Maju Totino é uma fotografa profissional jovem e muito habilidosa que acredita que o futuro da fotografia ainda pertence as pessoas, mesmo com o advento das ferramentas digitais, nada substituirá as suas habilidades e sua subjetividade ao fotografar. Que as próximas gerações tenham a mesma paixão que a dela.

Instagram:
https://www.instagram.com/majufoto