Perfil Fotógrafos | Igor Caminada

| Perfil Biográfico Fotógrafos | Igor Caminada
| Por João Victor Santos Barbosa | 4FN2 FTI 2023-2
| 3350 caracteres

Entrevista realizada via Instagram e pessoalmente com o fotógrafo e videomaker Igor Caminada, na disciplina de fotografia introduzida no curso de Design Gráfico da ESAMC Santos.

João Victor Barbosa: Onde você nasceu, idade e data de nascimento?
Igor Caminada: Nasci em São Paulo, dia 11 de novembro de 2003. Tenho 20 anos.

JV: Por que você decidiu seguir o ramo da fotografia?
IC: Desde pequeno, eu sempre gostava de brincar de tirar fotos ou realmente tirar foto das coisas, objetos, paisagens e minha família.

JV:Quais são seus equipamentos de trabalho, que câmera você usa, lente etc?
IC: Eu trabalho com uma Canon T5, enquanto não conseguir trocar, e uma lente 18-15mm. Uso uma fisheye 8-10mm e 75-300mm para fotos àdistância.

JV: Quais equipamentos você gostaria de ter para melhorar ainda mais seu trabalho?
IC: Estou procurando uma Canon R6 pelo fato de ser full frame, ou Sony A7lll, para trabalhar tanto com fotografia quanto com vídeo, que é o que eu faço.

JV: O que a fotografia representa para você?
IC:A fotografia para mim representa a eternização de um sentimento.Em uma fotografia, você é capaz de sentir alegria, tristeza, admiração emostrar experiências. Ela permite várias reflexões sobre o mundo,registrar momentos especiais, eventos históricos, memórias pessoais e culturais.

JV: Poderia dar algumas dicas para quem está iniciando na fotografia?
IC: Não tenha medo de errar. Use sua criatividade, a criatividade, que vem só de você tentar coisas novas. A fotografia é difícil e tudo vem de um estudo e aprofundamento, mas comece tirando fotos de objetos, paisagens, pessoas etc. Pode ser com seu celular mesmo. Pesquise técnicas de coloração, estude sempre que puder e saia da sua zona de conforto.

JV: Como você aborda as edições de suas fotografias?
IC: Abordo mais o que quero passar na foto, o sentimento. Gosto de fotos em preto e branco, que transmitem um tom melancólico. Também aprecio tons com cores quentes, que passam uma vibe de felicidade, uma energia boa na foto.

JV: Como você costuma encontrar inspiração para suas fotos?
IC: Estudando referências/fotos de estrangeiros e do nosso país principalmente. Nosso país é muito artístico e cultural, é sempre bom estar apoiando esses artistas e tê-los como referências.

JV: Você tem alguma preferência por um estilo específico de fotografia (retrato, paisagem, documental, etc.)? Qual seu estilo?
IC: Retrato é meu estilo preferido. Gosto de capturar a expressão das pessoas, transmitir o que elas estão sentindo. Meu foco é shows, eventos e retratos, várias pessoas juntas, cada uma com uma expressão diferente. A foto por si só já representa a alegria da galera.

JV: Você acredita que equipamentos avançados são essenciais para capturar boas fotos ou a criatividade é mais importante?
IC:De fato, são importantes,mas vai muito mais do fotógrafo do quedo equipamento.Muitas pessoas com câmeras de baixa qualidade fazem fotos incríveis,enquanto outras têmuma Canon e não sabem tirar fotos.

JV: Qual sua maior dificuldade quando vai tirar uma foto?
IC: O processo criativo da composição da foto, como planejar a iluminação, enquadramento, a perspectiva e os mínimos detalhes que podem tornar a foto mais interessante.

Website:
http://kminada.myportfolio.com

Instagram:
https://www.instagram.com/kminada